Stellantis volta atrás e desiste de lançar modelo rival de BYD

Stellantis volta atrás e desiste de lançar modelo rival de BYD. Veja o que motivou o grupo dono da Fiat a desistir da ideia.

Já havíamos noticiado aqui que a Stellantis, dona da Fiat, Ram, Jeep, Peugeot, Citroën e outras marcas, estaria planejando lançar o Leapmotor T03 no Brasil. O modelo até chegou a ser testado em solo nacional, mas a empresa desistiu de lançar o rival do BYD Dolphin no país.

Leapmotor T03 fora dos planos da Stellantis para o BRasil - Foto: Divulgação
Leapmotor T03 fora dos planos da Stellantis para o BRasil – Foto: Divulgação

 

Stellantis volta atrás e desiste de lançar modelo rival de BYD

A informação, apurada por fontes na China e confirmada pelos nossos amigos do Autos Segredos, representa uma reviravolta nos planos da gigante automotiva. 

A Stellantis, que já havia anunciado a chegada da marca chinesa Leapmotor ao Brasil com planos ambiciosos, incluindo uma rede de 34 concessionárias, vai focar seus esforços em modelos de maior valor agregado. 

A princípio, a marca vai lançar o Leapmotor C10, um SUV elétrico que mira os concorrentes BYD Yuan Plus e Volvo EX40. 

Agora, o T03 foi realmente descartado. Entre os possíveis motivos estão as suas características, menos robustas do que o rival da BYD. 

Começa com as medidas. O T03, com seus 3,62 metros de comprimento e 2,40 metros de entre-eixos, é menor que o Dolphin Mini com 3,78 metros de comprimento e 2,50 metros de entre-eixos. 

Bom desempenho do rival BYD Dolphin Mini pode ter sido o motivo para desistência - Foto: Montagem/ Garagem360
Bom desempenho do rival BYD Dolphin Mini pode ter sido o motivo para desistência – Foto: Montagem/ Garagem360

A bateria também oferece uma menor autonomia. Enquanto o modelo da BYD é de 280 km, o Inmetro calculou um alcance menor para o T03, cerca de 200 km, o que certamente o faria perder mercado. 

Além disso, o modelo teria que se posicionar a um preço mais baixo do que o concorrente da BYD. Na China é vendido a partir de 86.500 yuans (aproximadamente R$ 67 mil em uma conversão direta). Mas é preciso somar o imposto de importação de elétricos de 18%, entre outros custos. 

Veja abaixo quanto custa recarregar um BYD

A complexidade logística de trazer e comercializar um carro com menor lucratividade pode não ter se mostrado compensadora para a Stellantis, especialmente considerando os custos de importação, distribuição e a necessidade de construir uma rede assistência técnica para a nova marca. 

Em outras palavras, para vender o T03 por pelo menos R$ 110 mil, a Stellantis teria uma margem de lucro muito pequena e em um cenário ruim, poderia até ter prejuízo. 

O que o Leapmotor T03 tem?

O Leapmotor T03 vendido na China até tem atributos interessantes para competir no crescente mercado elétrico de compactos. 

É um modelo com design moderno, boa tecnologia embarcada e um propulsor potente para seu segmento. O motor elétrico gera 95 cv e 16,1 kgfm de torque – o mesmo do Dolphin GS, modelo intermediário da BYD. 

Leapmotor T03 interior - Foto: Divulgação
Leapmotor T03 interior – Foto: Divulgação

Também se destaca pelos recursos, como painel de instrumentos é digital de 8”, central multimídia de 10,1″, ar-condicionado com quatro saídas e tecnologia ADAS, com piloto automático adaptativo (ACC), frenagem de emergência, alerta de permanência em faixa, etc.

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Leia também: Novo SUV elétrico da Leapmotor chega por R$ 86 mil

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA