Stellantis tem nova arma para virar o jogo contra carros elétricos chineses
A Stellantis revelou uma nova bateria que promete revolucionar o mercado. Será o fim do domínio dos carros elétricos chineses? Entenda!
A Stellantis parece ter uma resposta para o avanço dos carros elétricos chineses, que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado global.
A dona de marcas como Fiat, Jeep e Peugeot revelou uma tecnologia de bateria que pode mudar as regras do jogo, tornando os modelos europeus mais eficientes e, principalmente, mais baratos.
Essa novidade promete não apenas melhorar o desempenho dos veículos, mas também atacar o principal ponto forte dos concorrentes asiáticos: o preço competitivo.
Acompanhe o Garagem360 e veja os detalhes dessa novidade!
Nova aposta da Stellantis contra os chineses
Em uma parceria com a Saft, uma empresa do grupo TotalEnergies, a Stellantis desenvolveu um sistema inovador. A nova bateria, chamada de IBIS (Intelligent Battery Integrated System), é mais inteligente e compacta. Ela consegue juntar o inversor e o carregador dentro do próprio módulo de bateria.
Na prática, isso elimina a necessidade de várias peças separadas. O primeiro protótipo, testado em um Peugeot E-3008, já mostrou resultados impressionantes. Com tudo junto, o sistema ocupa menos espaço, diminui o peso do veículo e melhora a eficiência energética.
Como essa bateria funciona na prática?
A grande sacada dessa tecnologia está na sua simplicidade e eficiência. Ao integrar componentes que antes eram externos, a Stellantis conseguiu ganhos em várias frentes. O projeto se torna mais barato de produzir e mais fácil de montar, o que pode baratear o preço final do carro.
Além disso, os benefícios para o motorista no dia a dia são bem claros. A nova arquitetura permite um desempenho superior com um consumo menor de energia. Confira os principais ganhos já medidos no protótipo:
- Mais espaço: o sistema liberou 17 litros de espaço interno no carro.
- Menos peso: o conjunto da bateria ficou 40 kg mais leve.
- Mais potência: a potência do motor subiu de 201 para 231 cavalos.
- Recarga mais rápida: enfim, o tempo de recarga em um carregador comum caiu cerca de 15%.
O futuro dos elétricos pode mudar
Apesar de a tecnologia ainda estar em fase de testes, a expectativa é enorme. A Stellantis planeja realizar testes em estradas e, se tudo correr bem, a novidade pode chegar aos carros de produção até o final desta década.
A princípio, a inovação é vista como um passo fundamental para a montadora conseguir competir de igual para igual com os carros elétricos chineses.
Ao baratear a produção sem sacrificar a qualidade ou a autonomia, a Stellantis espera oferecer veículos elétricos mais acessíveis para um público maior. Essa pode ser a virada de chave que o mercado europeu esperava para equilibrar a disputa.
Comente aqui: você credita que essa nova tecnologia da Stellantis vai conseguir bater de frente com os modelos chineses?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.