Stellantis tem carta na manga para competir com as marcas chinesas

A Stellantis acaba de apresentar uma inovação promete revolucionar o mercado brasileiro e conter o ímpeto das marcas chinesas.

A Stellantis, gigante automotiva detentora de marcas como Jeep, Fiat e Peugeot, acaba de apresentar uma inovação que não só promete revolucionar o mercado brasileiro, como também conter o ímpeto das marcas chinesas: a tecnologia Bio-Hybrid.

Essa nova solução combina a eficiência dos motores flex, que utilizam o etanol, com a eletrificação, resultando em veículos mais sustentáveis e eficientes.

Stellantis apresenta tecnologia Bio-Hybrid para concorrer com marcas chinesas - Foto: Divulgação
Stellantis apresenta tecnologia Bio-Hybrid para concorrer com marcas chinesas – Foto: Divulgação

 

O que é a tecnologia Bio-Hybrid? A carta da manga da Stellantis contra as marcas chinesas

Desenvolvida no Brasil, a tecnologia Bio-Hybrid é uma plataforma que permite a criação de diferentes tipos de carros híbridos, desde modelos leves até os plug-ins. A ideia é aproveitar o potencial do etanol, um biocombustível renovável e abundante no país.

Ao combiná-lo com a eletrificação é possível reduzir sensivelmente a emissão de gases poluentes e aumentar a eficiência energética dos veículos. 

“O Bio-Hybrid faz parte da rota tecnológica da mobilidade acessível e sustentável adotada pela Stellantis. Queremos potencializar as virtudes do etanol, como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos”, afirmou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para América do Sul.

Tecnologia Bio-Hybrid - Foto: Divulgação
Tecnologia Bio-Hybrid – Foto: Divulgação

Benefícios da tecnologia Bio-Hybrid

  • Sustentabilidade – Redução das emissões de gases do efeito estufa, contribuindo para uma mobilidade urbana mais limpa.
  • Eficiência – A combinação de motor a combustão e motor elétrico proporciona um menor consumo de combustível e maior autonomia.
  • Flexibilidade – Permite a adaptação de diferentes modelos e segmentos de veículos, permitindo atender a uma ampla gama de consumidores.
  • Produção nacional – A Stellantis anunciou investimentos de R$ 32 bilhões em investimentos no Brasil e na América do Sul com protagonismo nas tecnologias Bio-Hybrid. Essa medida fortalece a indústria nacional e gera mais empregos no país. 
Tecnologia Bio-Hybrid - Foto: Divulgação
Tecnologia Bio-Hybrid – Foto: Divulgação

A tecnologia Bio-Hybrid oferece as seguintes configurações:

  • Bio-Hybrid – combina o motor flex com motor elétrico elétrico sem recarga externa; 
  • Bio-Hybrid e-DCT – com transmissões eletrificadas de dupla embreagem; 
  • Bio-Hybrid Plug-In – motor flex com motor elétrico e recarga externa.

Para o desenvolvimento da tecnologia, a Stellantis criou 3 pilares: 

  • Academy: abrange informação, formação e recrutamento

  • Lab: incubação de ideias e desenvolvimento de ecossistema

  • Tech: materialização de soluções e da inovação

As plataformas Bio-Hybrid se apresentam como resultado do pilar “Tech”, que segundo a empresa é “uma expressão concreta da estratégia de desenvolvimento da Stellantis América do Sul, que se apoia nas bases da descarbonização, da localização e da regionalização”.

O primeiro veículo equipado com a tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis será lançado ainda em novembro deste ano. Até lá, vamos aguardar para mais novidades. 

Leia também:

BYD até tenta, mas a marca que mais vende carros híbridos é outra 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA