Stellantis tem carta na manga para competir com as marcas chinesas
A Stellantis acaba de apresentar uma inovação promete revolucionar o mercado brasileiro e conter o ímpeto das marcas chinesas.
A Stellantis, gigante automotiva detentora de marcas como Jeep, Fiat e Peugeot, acaba de apresentar uma inovação que não só promete revolucionar o mercado brasileiro, como também conter o ímpeto das marcas chinesas: a tecnologia Bio-Hybrid.
Essa nova solução combina a eficiência dos motores flex, que utilizam o etanol, com a eletrificação, resultando em veículos mais sustentáveis e eficientes.
O que é a tecnologia Bio-Hybrid? A carta da manga da Stellantis contra as marcas chinesas
Desenvolvida no Brasil, a tecnologia Bio-Hybrid é uma plataforma que permite a criação de diferentes tipos de carros híbridos, desde modelos leves até os plug-ins. A ideia é aproveitar o potencial do etanol, um biocombustível renovável e abundante no país.
Ao combiná-lo com a eletrificação é possível reduzir sensivelmente a emissão de gases poluentes e aumentar a eficiência energética dos veículos.
“O Bio-Hybrid faz parte da rota tecnológica da mobilidade acessível e sustentável adotada pela Stellantis. Queremos potencializar as virtudes do etanol, como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos”, afirmou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para América do Sul.
Benefícios da tecnologia Bio-Hybrid
- Sustentabilidade – Redução das emissões de gases do efeito estufa, contribuindo para uma mobilidade urbana mais limpa.
- Eficiência – A combinação de motor a combustão e motor elétrico proporciona um menor consumo de combustível e maior autonomia.
- Flexibilidade – Permite a adaptação de diferentes modelos e segmentos de veículos, permitindo atender a uma ampla gama de consumidores.
- Produção nacional – A Stellantis anunciou investimentos de R$ 32 bilhões em investimentos no Brasil e na América do Sul com protagonismo nas tecnologias Bio-Hybrid. Essa medida fortalece a indústria nacional e gera mais empregos no país.
A tecnologia Bio-Hybrid oferece as seguintes configurações:
- Bio-Hybrid – combina o motor flex com motor elétrico elétrico sem recarga externa;
- Bio-Hybrid e-DCT – com transmissões eletrificadas de dupla embreagem;
- Bio-Hybrid Plug-In – motor flex com motor elétrico e recarga externa.
Para o desenvolvimento da tecnologia, a Stellantis criou 3 pilares:
-
Academy: abrange informação, formação e recrutamento
-
Lab: incubação de ideias e desenvolvimento de ecossistema
-
Tech: materialização de soluções e da inovação
As plataformas Bio-Hybrid se apresentam como resultado do pilar “Tech”, que segundo a empresa é “uma expressão concreta da estratégia de desenvolvimento da Stellantis América do Sul, que se apoia nas bases da descarbonização, da localização e da regionalização”.
O primeiro veículo equipado com a tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis será lançado ainda em novembro deste ano. Até lá, vamos aguardar para mais novidades.
Leia também:
BYD até tenta, mas a marca que mais vende carros híbridos é outra
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.