Stellantis tem quase um quarto das vendas de veículos na América do Sul

A Stellantis, detentora de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, domina o mercado automotivo da América do Sul; veja números

A Stellantis consolida-se como a maior fabricante de automóveis e comerciais leves da América do Sul, com uma fatia de 23,6% das vendas na região no acumulado de janeiro a novembro de 2022. A empresa também avança na liderança dos três principais mercados da região – Brasil, Argentina e Chile.

Veja qual é a participação da Stellantis nos principais países da América do Sul

O grupo Stellantis reúne, globalmente, 14 conhecidas marcas automotivas. No mercado sul-americano, destacam-se Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram – a Abarth é a mais nova aposta para a região, com a estreia do Pulse Abarth.

Brasil

Veja a lista dos 50 carros unsados mais vendidos em setembro

Picape Fiat Strada é o veículo mais vendido no Brasil (Foto: Divulgação/Stellantis)

  1. Fiat se consolida como líder em vendas de 2022 – A Fiat manteve a liderança de mercado no mês de novembro, com quase 45 mil unidades vendidas e 23,3% de participação de mercado no Brasil. Este desempenho reforça o resultado no acumulado do ano. De janeiro a novembro, foram 388 mil unidades comercializadas, com 22% de participação. A picape Strada se mantém como veículo mais vendido do Brasil, com mais de 103 mil emplacamentos, ao mesmo tempo em que a marca reforça a liderança em três categorias: hatches (24,8%), picapes (50,9%) e vans (36,9%).
  2. Jeep lidera segmento de SUVs Em novembro, a Jeep manteve a liderança entre os SUVs, com 20,7% de participação de mercado no segmento e 13.311 unidades vendidas. A liderança da marca foi verificada em todos os meses de 2022. No acumulado do ano, a Jeep já conta com 123.773 unidades comercializadas e 20% de participação entre os SUVs. Como destaque, o Jeep Compass ultrapassou a marca de 400 mil unidades produzidas no Brasil desde o início de sua produção, em 2016. O único modelo da Jeep que não pertence ao segmento de SUVs é a picape Gladiator.
  3. Peugeot cresce mais de 50% – Em novembro, as vendas da Peugeot somaram 4.623 unidades, crescendo 52% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, os emplacamentos somam 39.229 unidades, com uma expansão de 51% na comparação com o período janeiro a novembro de 2021. Este é o melhor resultado da marca desde 2014, de acordo com a Stellantis.
  4. Novo Citroën C3 impulsiona vendas da marca – A Citroën já emplacou mais de 27,8 mil unidades entre janeiro e novembro deste ano, conquistando uma participação de 1,6% no mercado total. Em comparação com igual período do ano anterior, a marca registrou crescimento de 37% em suas vendas. O novo Citroën C3 foi parte fundamental para o crescimento desses indicadores, com cerca de 7,5 mil unidades vendidas desde o seu lançamento.
  5. O melhor mês da história para a Ram – Com 720 emplacamentos, novembro foi o melhor mês da história para a Ram no Brasil. Três das quatro picapes que a marca vende no País se posicionaram na lista dos 10 veículos premium mais emplacados. Topo de linha, a Ram 3500 foi a segunda do ranking, com 304 registros. Outro lançamento deste ano, a Ram Classic ficou na quinta posição (207), seguida da Ram 1500 (178). No acumulado de 2022, as mais de 4 mil unidades emplacadas representam uma alta de 49% sobre mesmo período do ano passado.

Argentina

Esses são os 5 carros automáticos mais em conta do Brasil

Sedã Fiat Cronos é o modelo mais vendido na Argentina (Foto: Divulgação)

A Stellantis continua a liderar o mercado argentino e, de janeiro a novembro, registra vendas de 112.647 veículos, o equivalente a 31,1% do mercado. A Fiat acumulou no período mais de 54 mil unidades vendidas e 14,9% do mercado, seguida pela Peugeot, com 34,4 mil veículos emplacados e 9,5% do mercado. A Citroën contabiliza 13,4 mil unidades vendidas (3,7%) e a Jeep chega a novembro com 9.452 emplacamentos (2,6%). O modelo mais vendido na Argentina é o Fiat Cronos, seguido pelo Peugeot 208.

Chile

A Stellantis lidera também no mercado chileno, com 42,7 mil unidades emplacadas, o equivalente a 10,88% do mercado. A marca mais vendida do grupo é a Peugeot, com mais de 19 mil unidades emplacadas desde janeiro (4,87% do mercado), seguida por Ram (7.382 unidades, 1,88% das vendas), Citroën (6.437 unidades e 1,64%), Opel (3.948 unidades, 1% ) e Jeep (3.050 veículos, 0,78%).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA