Stellantis tem quase um quarto das vendas de veículos na América do Sul
A Stellantis, detentora de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, domina o mercado automotivo da América do Sul; veja números
A Stellantis consolida-se como a maior fabricante de automóveis e comerciais leves da América do Sul, com uma fatia de 23,6% das vendas na região no acumulado de janeiro a novembro de 2022. A empresa também avança na liderança dos três principais mercados da região – Brasil, Argentina e Chile.
Veja qual é a participação da Stellantis nos principais países da América do Sul
O grupo Stellantis reúne, globalmente, 14 conhecidas marcas automotivas. No mercado sul-americano, destacam-se Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram – a Abarth é a mais nova aposta para a região, com a estreia do Pulse Abarth.
Brasil
- Fiat se consolida como líder em vendas de 2022 – A Fiat manteve a liderança de mercado no mês de novembro, com quase 45 mil unidades vendidas e 23,3% de participação de mercado no Brasil. Este desempenho reforça o resultado no acumulado do ano. De janeiro a novembro, foram 388 mil unidades comercializadas, com 22% de participação. A picape Strada se mantém como veículo mais vendido do Brasil, com mais de 103 mil emplacamentos, ao mesmo tempo em que a marca reforça a liderança em três categorias: hatches (24,8%), picapes (50,9%) e vans (36,9%).
- Jeep lidera segmento de SUVs – Em novembro, a Jeep manteve a liderança entre os SUVs, com 20,7% de participação de mercado no segmento e 13.311 unidades vendidas. A liderança da marca foi verificada em todos os meses de 2022. No acumulado do ano, a Jeep já conta com 123.773 unidades comercializadas e 20% de participação entre os SUVs. Como destaque, o Jeep Compass ultrapassou a marca de 400 mil unidades produzidas no Brasil desde o início de sua produção, em 2016. O único modelo da Jeep que não pertence ao segmento de SUVs é a picape Gladiator.
- Peugeot cresce mais de 50% – Em novembro, as vendas da Peugeot somaram 4.623 unidades, crescendo 52% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, os emplacamentos somam 39.229 unidades, com uma expansão de 51% na comparação com o período janeiro a novembro de 2021. Este é o melhor resultado da marca desde 2014, de acordo com a Stellantis.
- Novo Citroën C3 impulsiona vendas da marca – A Citroën já emplacou mais de 27,8 mil unidades entre janeiro e novembro deste ano, conquistando uma participação de 1,6% no mercado total. Em comparação com igual período do ano anterior, a marca registrou crescimento de 37% em suas vendas. O novo Citroën C3 foi parte fundamental para o crescimento desses indicadores, com cerca de 7,5 mil unidades vendidas desde o seu lançamento.
- O melhor mês da história para a Ram – Com 720 emplacamentos, novembro foi o melhor mês da história para a Ram no Brasil. Três das quatro picapes que a marca vende no País se posicionaram na lista dos 10 veículos premium mais emplacados. Topo de linha, a Ram 3500 foi a segunda do ranking, com 304 registros. Outro lançamento deste ano, a Ram Classic ficou na quinta posição (207), seguida da Ram 1500 (178). No acumulado de 2022, as mais de 4 mil unidades emplacadas representam uma alta de 49% sobre mesmo período do ano passado.
Argentina
A Stellantis continua a liderar o mercado argentino e, de janeiro a novembro, registra vendas de 112.647 veículos, o equivalente a 31,1% do mercado. A Fiat acumulou no período mais de 54 mil unidades vendidas e 14,9% do mercado, seguida pela Peugeot, com 34,4 mil veículos emplacados e 9,5% do mercado. A Citroën contabiliza 13,4 mil unidades vendidas (3,7%) e a Jeep chega a novembro com 9.452 emplacamentos (2,6%). O modelo mais vendido na Argentina é o Fiat Cronos, seguido pelo Peugeot 208.
Chile
A Stellantis lidera também no mercado chileno, com 42,7 mil unidades emplacadas, o equivalente a 10,88% do mercado. A marca mais vendida do grupo é a Peugeot, com mais de 19 mil unidades emplacadas desde janeiro (4,87% do mercado), seguida por Ram (7.382 unidades, 1,88% das vendas), Citroën (6.437 unidades e 1,64%), Opel (3.948 unidades, 1% ) e Jeep (3.050 veículos, 0,78%).
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.