Stellantis vai produzir 1 milhão de carros elétricos por ano a partir de 2024

A Stellantis anunciou a ampliação da produção dos novos motores M3 para carros elétricos; meta da empresa é zerar emissões até 2030

A Stellantis anunciou a ampliação da produção dos novos motores para carros elétricos M3, resultado da formalização de uma joint-venture com a Emotors, em sua fábrica na região de Trémery, em Lorraine, na França. Com capacidade de produção prevista para atingir mais de 1 milhão de motores elétricos por ano até 2024, a fábrica será fundamental para a Stellantis alcançar sua meta de 100% do mix de vendas de veículos elétricos movidos a bateria (BEVs) na Europa até 2030.

Saiba mais sobre a meta de produção de carros elétricos da Stellantis

Stellantis vai produzir 1 milhão de carros elétricos por ano a partir de 2024

Fábrica da Stellantis produzirá mais de 1 milhão de motores para carros elétricos (Foto: Divulgação/Stellantis)

A Stellantis desenvolveu um plano estratégico, denominado Dare Forward 2030, para alcançar emissões zero de carbono em seus produtos no final desta década.

“Controlar a cadeia de valor na área da eletrificação, garantirá nossa independência tecnológica no contexto de crises econômicas e geopolíticas, enquanto reduz o impacto dessa mudança drástica para fábricas e funcionários, principalmente na França, onde somos e continuaremos a ser, sem dúvida, o líder comercial e industrial”, afirma o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

A partir de janeiro de 2023, os novos modelos DS 3 E-Tense, Peugeot e-208, Jeep Avenger e Opel Mokka elétricos se beneficiarão do motor elétrico M3 de alta eficiência, com 156 cv de potência (115 kW) e 26,5 kgfm de torque. 

Juntamente com uma nova bateria, o novo motor elétrico é um importante facilitador para melhorar a eficiência dos veículos, proporcionando uma autonomia de mais de 400 km. O M3 será instalado nas novas gerações de vários veículos da marca Stellantis – como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën – à medida em que forem lançados.

Segundo a Stellantis, a fábrica de Trémery, que foi o maior centro de produção de motores diesel do mundo até 2014, está empenhada na transição energética desde 2018, com o apoio dos parceiros de entidades sociais e Instituições locais. “Por mais de um ano, a fábrica tem ministrado 6.000 horas de treinamento aos seus funcionários. Nacionalmente, a Academia de Eletrificação da empresa ajudou a treinar 15.000 funcionários franceses”, afirma a empresa.

Stellantis na França

Stellantis vai produzir 1 milhão de carros elétricos por ano a partir de 2024

Versão 100% elétrica do próximo Peugeot 5008 será produzida na fábrica de Sochaux, França (Foto: Divulgação/Stellantis)

Com 12 fábricas localizadas no coração de sete regiões francesas, a Stellantis terá uma capacidade de produção de 1 milhão de veículos até 2024. Nos últimos quatro anos, a companhia investiu € 2 bilhões (R$ 11 bilhões) em suas instalações de produção.

A Stellantis produzirá 12 veículos elétricos na França, distribuídos da seguinte forma:

  • Mulhouse – Peugeot e-308 sedan, e-308 SW e e-408;
  • Sochaux – Peugeot e-3008 e e-5008;
  • Rennes – futuro SUV elétrico da Citroën;
  • Poissy – novo DS 3 E-Tense e Opel Mokka elétrico;
  • Hordain – Peugeot e-Expert, Citroën ë-Jumpy, Opel e Vauxhall Vivaro-e, Fiat e-Scudo, além do Toyota Proace Elétrico.

As linhas de montagem usarão os principais componentes elétricos fabricados na França em unidades localizadas em Caen, Charleville, Douvrin, Metz, Mulhouse, Sept-Fons, Trémery e Valenciennes.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA