Stellantis investe €40 milhões em seu primeiro centro de tecnologia de baterias

A Stellantis inaugurou, no último final de semana, seu primeiro Centro de Tecnologia de Baterias, após investimento de €40 milhões.

A Stellantis inaugurou, no último final de semana, seu primeiro Centro de Tecnologia de Baterias. Localizado no complexo Mirafiori em Turim, Itália, as novas instalações receberam um investimento da ordem de €40 milhões (R$ 211,8 milhões).

Esse movimento é crucial para a empresa viabilizar a produção massiva de carros elétricos. 

Entenda como funciona o primeiro centro de tecnologia de baterias da Stellantis

O Centro de Tecnologia de Baterias da Stellantis em Turim, Itália (Foto: Divulgação/Stellantis)

O investimento visa desenvolver um centro de última geração que amplia as capacidades da Stellantis para projetar, desenvolver e testar conjuntos de baterias, módulos, células de alta tensão e software que vão alimentar os próximos veículos das marcas da Stellantis.

O centro é o maior da Itália e um dos maiores de toda a Europa.

Mais de 100 funcionários do Centro de Tecnologia de Baterias Mirafiori, a maioria deles profissionais qualificados da Stellantis, vão realizar e supervisionar testes de estresse climático e testes de durabilidade.

Também vão envolver desenvolvimento e calibração de software de sistema de gerenciamento de bateria (BMS) e desmontagem de conjuntos e células para análise.

O Centro de Tecnologia de Baterias Mirafiori ocupa uma área de 8.000 metros quadrados, distribuídos em três níveis.

O coração do centro é composto por 32 câmaras de teste climático – 24 câmaras walk-in para teste de baterias e oito câmaras para teste de células.

O clima nessas 24 câmaras pode ser controlado quanto à umidade e temperatura, com uma faixa de -40 a 60 graus Celsius e uma variação máxima de até 20 graus por minuto.

O centro pode testar até 47 baterias simultaneamente.

Projetado para expansão futura, o sistema de energia do centro de tecnologia pode gerenciar até 1,2 kV e 2,2 MW por célula de teste.

As câmaras de células são capazes de testar 96 células em paralelo.

Essa parte do centro de tecnologia será dedicada principalmente à triagem de química de baterias inovadoras e à caracterização do comportamento das células para desenvolvimento futuro.

O desenvolvimento de baterias é fundamental para a ampliação do mercado global de veículos elétricos, no qual a Stellantis pretende ser protagonista.

Investimentos na América do Norte

Outro Centro de Tecnologia de Baterias está sendo erguido em Windsor, no Canadá (Foto: Divulgação)

A Stellantis também está construindo um Centro de Tecnologia de Baterias para a América do Norte, em Windsor, Ontário, Canadá, como parte de uma rede global de desenvolvimento e fabricação de baterias que incluirá seis gigafábricas.

“Estamos no meio de uma oportunidade única de redefinir a mobilidade, fornecendo soluções inteligentes e sustentáveis aos nossos clientes”, afirma Ned Curic, chefe de Engenharia da Stellantis.

Leia também: Stellantis e Samsung preparam fábrica de baterias de íons de lítio

A integração vertical das principais etapas para baterias de veículos elétricos – desde o design, ao desenvolvimento e testes, até à produção – constitui o cerne da estratégia da Stellantis para produzir veículos elétricos a bateria (BEVs) de referência.

O plano da empresa para baterias inclui uma estratégia química dupla para atender todos os clientes, eficiência de design em células e módulos de bateria e conjunto de montagem e armazenamento, para garantir competitividade de custos.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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