Stellantis conquista um quarto do mercado de veículos da América do Sul
A Stellantis continua a destacar-se em vendas na América do Sul. De janeiro a julho, a empresa teve participação de cerca de 1/4 do mercado.
A Stellantis – uma das principais corporações do setor automotivo global, reunindo marcas como Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot e Ram, entre outras – continua a destacar-se na liderança dos principais mercados sul-americanos. De janeiro a julho, a empresa registra participação acumulada de cerca de um quarto (23,1%) nas vendas totais na América do Sul, sendo líder de mercado no Brasil, na Argentina e no Chile.
Participação da Stellantis no mercado brasileiro é ainda maior
A Stellantis é líder no Brasil com cerca de 339 mil unidades emplacadas de janeiro a julho, o equivalente a 33% do mercado. Também é da Stellantis o veículo mais vendido no ano – a picape Fiat Strada, que soma 61.945 mil unidades emplacadas desde janeiro.
Entre as marcas, destaque justamente para a Fiat, que em julho permaneceu como a líder do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, com 35.681 veículos vendidos no mês e uma participação 21% nas vendas totais registradas no mês.
A marca conquistou ainda três colocações entre os dez modelos mais vendidos no mês, com a Nova Strada (10.897 unidades), o Argo (6.103) e o Pulse (5.300), que alcançou a segunda posição entre os SUVs mais vendidos do Brasil.
No acumulado do ano, o desempenho da Fiat também se destaca como a marca mais vendida, com 21,7% de participação e cerca de 223 mil unidades comercializadas.
A marca Jeep lidera o segmento de SUVs no mercado brasileiro, com 10.165 unidades emplacadas em julho. No acumulado do ano, são mais de 76 mil unidades vendidas e 7,4% de participação de mercado.
Em 2022, a Jeep liderou o segmento SUV em todos os meses. Além disso, o modelo Jeep Compass continua entre os veículos mais vendidos de 2022, ocupando a sexta posição com mais de 35 mil unidades emplacadas no ano. Em julho, a marca também comemorou outra conquista importante: o Renegade atingiu as 400 mil unidades vendidas no Brasil desde seu lançamento.
Por sua vez, a marca Peugeot continua se recuperando no mercado brasileiro em 2022. A marca alcançou 2,5% de participação de mercado, com 25.180 unidades emplacadas de janeiro a julho desse ano, um crescimento de 67% em relação ao mesmo período de 2021. O resultado mantém a Peugeot como a marca que mais cresce percentualmente na indústria automotiva brasileira. O Peugeot 208 emplacou 17.885 unidades de janeiro a julho, 133% a mais que o mesmo período de 2021.
Desempenho similar na Argentina
A Stellantis continua liderando o mercado argentino. A empresa superou a marca de 77 mil unidades vendidas entre janeiro e julho, com uma participação de mercado de 33,2%, em que se destacam o crescimento das marcas Peugeot (35%), Citroën (27%) e Fiat (17,7%). Os dois veículos mais vendidos nesse país também são Stellantis: Fiat Cronos (25.580 unidades no acumulado do ano) e Peugeot 208 (15.282 unidades). O modelo premium mais vendido é o DS 7 Crossback, enquanto a empresa lidera também no segmento de SUVs, com 15,5 mil unidades vendidas.
Liderança no Chile
A Stellantis se mantém na liderança do mercado chileno, com 10,8% de participação nas vendas acumuladas no ano. Entre os principais destaques está o desempenho da marca Peugeot, que supera as 12 mil unidades vendidas desde janeiro, com 4,6% do mercado. A marca registrou performance destacada em SUVs, com vendas em ascensão dos modelos 2008 e 3008 e com a boa receptividade ao novo 308. A marca Opel também se destacou, com 1% de participação do mercado, e boas vendas dos modelos Corsa e Mokka.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.