Stellantis confirma o lançamento do Citroën C3 elétrico

O Citroën C3 elétrico foi apresentado no mercado indiano e as primeiras unidades serão vendidas a partir do dia 22.

O Citroën C3 elétrico acaba de ser confirmado pela Stellantis. O veículo será lançado na Índia no dia 22 de janeiro, quando os preços serão anunciados. O veículo zero emissão de carbono terá motor elétrico de 57 cv de potência e alcance de 320 km.

Citroën C3 elétrico terá o mesmo estilo do hatch a combustão, como o da imagem (Foto: Divulgação/Citroën)

Citroën C3 elétrico terá pré-venda este mês na Índia

O Citroën C3 de nova geração foi apresentado no mercado brasileiro há poucos meses. Porém, antes mesmo de seu retorno ao País, especulações sobre uma versão elétrica já eram feitas. Agora, a marca finalmente confirmou a chegada do automóvel.

O veículo será lançado oficialmente no mercado indiano no dia 22 de janeiro. O compacto deverá ser ofertado em duas variantes, a Live e a Feel.

De acordo com a imprensa local, o veículo ainda não tem preço divulgado. No entanto, já foi confirmado que o elétrico será produzido na Índia e as unidades fabricadas servirão para abastecer o mercado local, bem como outros países. Para o Brasil, a importação do modelo ainda não está confirmada.

Conforme revelado pelo portal Autocar India, o Citroën C3 elétrico é basicamente idêntico ao modelo a combustão vendido por lá. Poucos detalhes diferenciam as configurações, como a exclusão da saída de escape, bem como a porta para recarga, que está localizada no para-lama dianteiro no modelo.

Ainda nesse sentido, a parte interna do veículo se diferencia por agregar um novo console central, bem como uma nova manopla de câmbio. De resto, o Citroën C3 elétrico segue os mesmos detalhes e acabamentos, bem como proporções do veículo a combustão, uma solução que visa reduzir custos de produção, bem como promover o compartilhamento de peças entre as configurações.

A versão topo de linha é beneficiada com o acréscimo de uma central multimídia sensível ao toque de 10,2 polegadas, com pareamento via Apple CarPlay sem fio e Android Auto. O modelo também tem sistema de áudio com quatro alto-falantes e banco do motorista com regulagem de altura.

Mudanças em relação ao C3 a combustão (na foto) incluem adição de porta para recarga e ausência de escapamento (Foto: Divulgação/Citroën)

320 km de autonomia e 57 cv de potência

A novidade fica toda por conta do propulsor elétrico, movido por uma bateria de 29,2 kWh. O carregamento do sistema poderá ser feito através de um carregador AC de 3,3 kW que vem junto com o automóvel. Além disso, ele também pode ser carregado com um sistema de carregamento rápido. Nesse caso, o carro pode carregar de 10 a 80% em 57 minutos.

Já em um sistema doméstico, a bateria leva em média de 10 horas e 30 minutos para ser totalmente carregada.

O motor elétrico posicionado no eixo dianteiro do Citroën C3 elétrico rende 57 cv de potência e torque de 14,5 kgfm de torque. Já a autonomia é de 320 km pelo ciclo ARAI, segundo a imprensa indiana.

O veículo conta ainda com frenagem regenerativa e dois modos de condução, o Eco e o Normal. Ainda de acordo com o portal indiano, o carro tem aceleração de 0 a 60 km/h em 6,8 segundos, e a velocidade máxima é de 107 km/h.

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile