Startup lança manual de segurança no trânsito para aplicativos de transporte

Acidente com ex-BBB chama a atenção para a importância o uso do cinto de segurança traseiro
(Foto: Governo de SP)

Para ajudar motoristas e passageiros a ter mais segurança no trânsito, a startup de tecnologia Gaudium, dona da Machine – software para criação de apps de mobilidade e logística – lançou um manual de segurança no trânsito voltado a aplicativos de transporte.

“Acidentes podem acontecer, mas a precaução pode evitá-los e essa responsabilidade é de todos, inclusive das empresas de aplicativo de transporte, seus motoristas e passageiros, que devem ser conscientizados sobre a importância de atitudes responsáveis para um trânsito seguro”, explica Ricardo Góes, sócio-executivo da Gaudium.

Manual está disponível gratuitamente na internet; objetivo é mais segurança nos aplicativos de transporte

Veja ações que geram multas e também são um risco à segurança no trânsito
Uso do celular ao volante é risco à segurança no trânsito (Foto: Freepik)

O manual lançado pela empresa está disponível gratuitamente para leitura e download por meio do Conecta, portal de educação e conteúdo da Gaudium. 

VEJA TAMBÉM

O material é dividido em três partes. A primeira é direcionada às empresas e apresenta o que elas devem fazer para garantir a segurança do motorista e do passageiro. 

Entre os pontos abordados no guia, estão garantir remuneração justa, disponibilizar ambientes de descanso para os condutores e blindar o profissional de possíveis pressões de passageiros.

O guia segue com uma parte dedicada aos motoristas, pois são eles que estão na linha de frente no tráfego e possuem papel importante na hora de orientar os passageiros, alertar as empresas e seguir as regras.

Nesse bloco, eles são orientados, entre outros cuidados, a não ceder à pressão dos usuários, respeitar os limites de velocidade, não transportar mais pessoas que o máximo permitido, realizar pausas durante o dia e não usar o celular enquanto dirigem.

“Os motoristas precisam ter paciência e jogo de cintura para orientar passageiros apressados ou que insistam que eles descumpram as regras de trânsito”, orienta.

O manual finaliza com orientações aos passageiros, ressaltando a importância de que sigam as orientações, como usar sempre cinto de segurança, não pressionar o motorista para que ele cometa irregularidades, transportar crianças no dispositivo adequado e comunicar a empresa responsável caso observem conduta imprudente do condutor.

Manual traz orientações de segurança no trânsito (Foto: Divulgação/Gaudium)

Outro ponto importante é alertar a empresa caso observe um motorista imprudente no trânsito. “O passageiro deve alertar a empresa, caso observe um motorista agindo de forma imprudente no trânsito. Seja indo além do limite da velocidade, com veículo sem cinto de segurança ou fazendo ultrapassagens perigosas”, afirma o material. 

Crianças devem usar cadeirinha (Foto: Divulgação/Concessionária Rota do Oeste)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar