SSC Tuatara é mesmo o carro mais rápido do mundo?
Entenda porque o SSC Tuatara é considerado até o momento o carro mais rápido do mundo. O modelo atingiu velocidade máxima de 455,3 km/h.
O SSC Tuatara é até o momento considerado o carro mais rápido do mundo ao atingir velocidade máxima de 455,3 km/h. O modelo ganha o título após seguir importantes critérios, tais como estar homologado para a circulação em vias. Veja os detalhes sobre o modelo.
SSC Tuatara: o carro mais rápido do mundo
Diversos modelos mundo afora possuem dados técnicos impressionantes, como velocidade máxima, tempo necessário para atingir o de 0 a 100 km/h, resposta de frenagem e outros. Porém, o detentor do título de carro mais rápido do mundo até o momento é o SST Tuatara.
“O Tuatara foi projetado e construído para ser uma demonstração de força por onde passa. Seja um passeio pela cidade, uma passagem em alta velocidade por uma pista ou voltas em uma pista técnica, ele se destaca em qualquer coisa que o motorista faça com o carro”, diz o fundador e CEO Jerod Shelby.
O SSC Tuatara atualmente detém o recorde de “Carro de produção mais rápido do mundo”, depois de atingir uma velocidade média de 455,3 km/h. O teste foi realizado no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos EUA.
É certo que existem veículos que atingiram velocidades maiores. Porém, para que o teste seja validade, é preciso do o modelo esteja homologado para ser um carro de produção habilitado para condução na rua, e não apenas na pista.
Para atingir tal feito, o modelo tem abaixo do capô um motor 5.9 V8 que gera potência máxima de 1.774 cv. A transmissão é manual robotizada de sete velocidades, capaz de mudanças de menos de 100 milissegundos. O modelo utiliza o etanol E85, uma mistura de 85% de álcool combustível e 15% de gasolina, comercializado nos postos de combustível dos EUA.
Através desses dados, em janeiro de 2021, o modelo desbancou o antigo detentor do posto, o hipercarro sueco Koenigsegg Agera RS.
Outro carro que também possui dados extraordinários é o Bugatti Chiron Super Sport 300+, que já atingiu o marco de 490,48 km/h, o que em tese desbancaria o SSC Tuanara. Porém, como o Chiron não é um veículo de produção homologado para as ruas, o modelo não teve a chance de recorrer ao título.
Outra regra importante é que sejam feitas duas corridas em sentidos opostos, onde a velocidade atingida será registrada para a quebra do recorde. Ou seja, além de não ser um veículo homologado para as vias públicas, o Chiron na época da tentativa, realizou apenas uma corrida em sentido único. Dessa forma, até hoje, de forma oficial, o SSC Tuatara é o carro mais rápido do mundo.
Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
Dados técnicos da corrida que deu ao SSC Tuatara o título de carro mais rápido do mundo:
Corrida 1, sentido norte: Velocidade máxima de 279,7 MPH (450,1 km/h) alcançada às 14:38:09 EST;
Corrida 2, sentido sul: Velocidade máxima de 286,1 MPH (460,4 km/h) alcançada às 15h28:51 EST;
Média bidirecional: 282,9 MPH (455,3 km/h).
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.