SPTrans homologa ônibus elétrico para rodar em São Paulo; veja itens de conforto e autonomia

A São Paulo Transportes (SPTrans) iniciou a fase final do processo de homologação do ônibus elétrico Marcopolo Attivi Integral.

A São Paulo Transportes  (SPTrans), que gerencia o sistema de ônibus da capital paulista, iniciou nesta segunda-feira (28) a fase final do processo de homologação do ônibus elétrico Marcopolo Attivi Integral. Serão duas versões a operar na cidade: eBásico e ePadron.

Saiba mais sobre o ônibus elétrico da Marcopolo que irá circular em São Paulo

O ônibus elétrico Marcopolo Attivi Integral (Foto: Divulgação/Marcopolo)

A homologação está prevista para ser realizada entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, para a versão eBásico, e entre os dias 25 e 29 de setembro para a versão ePadron. 

Serão quatro testes que envolvem o desempenho operacional, o desempenho energético, a segurança de frenagem e direção e o consumo e regeneração da bateria. 

“É muito importante a homologação pela SPTrans, pois ela é uma referência nacional para diversas outras cidades.

O modelo havia sido homologado em âmbito nacional, mas cada município tem uma legislação diferente, o que exige a adequação à norma de cada cidade”, explica Luciano Resner, diretor de Operações Industriais e Engenharia da Marcopolo.

O ônibus Marcopolo será testado em regiões da Zona Leste de São Paulo e na linha 6030-10 (Unisa – Campus 1/Terminal Santo Amaro), que tem cerca de 30 quilômetros de extensão.

“Nossa expectativa é de que os operadores possam adquirir e colocar em operação o Attivi Integral ainda no último trimestre do ano”, afirma Resner.

O modelo Attivi Integral, que pode ter até 13 mil mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, é equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm. 

Possui eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).

Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta ainda com:

  • Carregadores USB; 
  • Sistemas de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias;
  • Sistema de áudio interno, com preparação para a instalação de microfone; 
  • Sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista; 
  • Câmera interna de segurança com gravação. 

Ônibus elétrico tem área reservada e assentos especiais para PcDs (Foto: Divulgação/Marcopolo)

Outros destaques do ônibus elétrico da Marcopolo são o espaço reservado para Pessoas com Deficiência (PcDs) e assentos preferenciais, iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.

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Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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