SP e RJ fazem parceria com Waze; veja o que muda para o motorista

O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciaram parceria com aplicativo Waze; confira a seguir

O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciaram uma parceria com o aplicativo Waze. O acordo levará aos usuários informações importantes. Confira a seguir:

Uber Resolve

Uber (foto: Frrepik)

Parceria da Waze com governos facilita vida de motoristas

Os motoristas do Estado de São Paulo e da cidade do Rio de Janeiro receberão alertas sobre enchentes por meio do aplicativo Waze quando seus destinos forem afetados por inundações.

A função é em parceria com o governo do Estado de São Paulo, através da Coordenação Estadual de Defesa Civil e no Rio de Janeiro, através do Centro de Operações Rio (COR).

O alerta aparecerá para os motoristas do Waze caso tentem atravessar uma área inundada, o usuário poderá escolher se quer mudar a rota ou continuar dirigindo no mesmo destino. A parceria com Waze já está em funcionamentos nas capitais.

Em São Paulo, o Centro de Gestão de Emergência da Defesa Civil será o responsável por abastecer a central de emergência do aplicativo com as áreas de incidência de chuva.

No Rio, o Centro de Operações (COR) fará envios automáticos de e-mails de emergência ao Waze sempre que for cadastradas ocorrências relacionadas a alagamento no sistema do COR.

A mensagem vai conter a localização exata do problema e o nível de criticidade da ocorrência, para que o Waze possa enviar alertas aos usuários.

“Com esse novo recurso, o Waze deseja ajudar a minimizar os impactos das enchentes na vida da população, e ser uma grande ferramenta dos motoristas que enfrentam os efeitos meteorológicos no trânsito”, diz Douglas Tokuno, Head de Parcerias para a América Latina e EMEA do Waze.

SP e RJ fazem parceria com Waze; veja o que muda para o motorista

Motoristas serão alertados se estiverem para regiões alagadas (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Alertas para salvar vidas

Para o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o novo alerta reforça o compromisso do Estado de mitigar riscos e de salvar vidas.

“Esta iniciativa aumenta o número de pessoas que serão informadas sobre a situação de risco iminente, ajudando na prevenção e na redução dos danos causados pelos desastres”, disse.

O Centro de Operações Rio reitera que, além do Waze, todas as informações estão disponíveis para a população por meio do aplicativo e do site do COR e das redes sociais (@OperacoesRio).

”Esta parceria com o Waze é mais uma iniciativa do Rio para oferecer informações precisas sobre situações de risco e, principalmente, resguardar a segurança dos cidadãos, além de minimizar os impactos na cidade”, destacou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Vale destacar que o aplicativo do COR também envia alerta aos usuários e é gratuito para Android e IOS.

Os moradores também podem se cadastrar para receber mensagens de texto sobre a previsão de chuvas. Basta enviar o CEP da residência por SMS para o número 40199. O serviço também é gratuito.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Alisson Wieder
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

ASSISTA AGORA