SP agora tem delegacia para apurar fraudes e crimes de trânsito, mas o que muda na prática?

O Governo de São Paulo criou uma delegacia especial para apurar fraudes e investigar crimes de trânsito no estado. Veja os benefícios.

O Governo de São Paulo criou uma delegacia especial para apurar fraudes e investigar crimes de trânsito no estado. Veja os benefícios. 

 

Nova delegacia especializada no trânsito atuará após decreto estadual (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

 

Delegacia para fraudes e crimes de trânsito

Quando você se depara com uma situação de trânsito que envolve fraude ou crime a quem você recorre? Às delegacias convencionais, certo? Agora, em São Paulo, esses acontecimentos poderão ser reportados a uma delegacia especializada. 

Trata-se de uma estrutura mantida pela Polícia Civil com apoio do Detran-SP, que combaterá fraudes e crimes relacionados ao ambiente e às atividades do trânsito. 

A ramificação da delegacia para cuidar especificamente desses casos visa dar maior celeridade aos processos, assim como ‘’enxugar’’ os casos das delegacias habituais. 

4ª Delegacia de Polícia

O Governo do Estado anunciou na última segunda-feira (19), que a sua área específica para investigações de crimes e fraudes de trânsito ocorrerá na 4ª Delegacia de Polícia para o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania “Dr. Luiz Lasserre Gomes” (DPPC). 

A unidade passa a se chamar Divisão de Investigações sobre Crimes contra a Administração e Fraudes decorrentes das Atividades de Trânsito, Combate à Corrupção e Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores.

Polícia Civil e Detran-SP atuarão em conjunto para manter a célula em pleno funcionamento. 

A nova estrutura apurará fraudes e investigará possíveis crimes de trânsito através de decreto publicado no Diário Oficial do Estado. 

 

Nova delegacia especializada no trânsito atuará após decreto estadual (Foto: Divulgação)

 

Atuação da nova delegacia

O objetivo da 4ª Delegacia de Polícia é apurar infrações penais resultantes em fraudes documentais (em formato físico ou digital) ou biométricas decorrentes da execução, controle ou fiscalização das atividades de trânsito, inclusive aquelas cometidas no âmbito de empresas ou profissionais.

Poderão ser investigados desde a falsificação de documentos a modificações ou alterações de características de veículos, assim como condutas criminosas de clínicas médicas ou autoescolas, por exemplo. 

As outras três delegacias do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania lidam com infrações penais e conexas contra a Administração em geral, praticadas por servidores públicos. 

A nova unidade focada em fraudes e crimes de trânsito funcionará como um centro de inteligência. 

Decreto

Para liberação de atuação, a nova delegacia especializada do estado paulista se baseia no decreto n° 68.216/23. 

A designação incrementa a nova estrutura policial da unidade, e garante que haverá reforço técnico e apoio de inteligência e tecnológico do Detran-SP.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile