Soluções de conectividade nos veículos deixam de ser artigo de luxo
Há cinco anos, as tecnologias como GPS integrado, sensor de estacionamento ou computador de bordo eram itens restritos aos modelos mais caros. Atualmente, no entanto, dados estatísticos do Índice Webmotors, do site Webmotors, apontam aumento de 526% nos automóveis à venda equipados com sistemas de conectividade.
De acordo com o levantamento, de 2011 até os dias de hoje, a oferta de GPS integrado foi a que mais cresceu entre todos os modelos e marcas. No período citado, a representatividade do dispositivo em anúncios subiu mais de 1800% e, agora, está presente em cerca de 10% de todos os veículos divulgados na portal.
O controle automático de velocidade, por sua vez, aumento 154% em número de anúncios. O computador de bordo multimídia também está mais acessível. Nos últimos cinco anos, a quantidade de carros com o sistema cresceu 202%. “O aumento da oferta e da procura de veículos equipados com elementos de conectividade mostram uma resposta das montadoras a um consumidor cada vez mais exigente. E a conectividade não é apenas um diferencial tecnológico, mas também um item de segurança importante”, afirma Rafael Constantinou, gerente de marketing e produtos do Webmotors.
Confira abaixo a tabela de evolução dos itens de conectividade:
Opcional | Variação entre 2011 e 2016 |
GPS | 1824% |
Sensor de estacionamento | 359% |
Bluetooth | 312% |
USB | 304% |
Computador de bordo | 202% |
Controle de velocidade | 154% |