Só carro elétrico? Não! BYD agora tem NAVIO próprio; conheça o modelo

A BYD, greentech chinesa de carro elétrico, lançou seu primeiro navio cargueiro dedicado, o EXPLORER NO.1. A embarcação foi entregue no porto de Yantai, na província de Shandong, antes de sua primeira viagem saindo do porto de Xiaomo, Shenzhen, na China.

Navio para o transporte de carro elétrico da BYD – O Explor Nº 1 – Foto: Divulgação

 

Navio da BYD vai transportar carros elétricos

De acordo com o BYD, Explorer No 1 mede 199,9 metros de comprimento e 32 metros de largura, com capacidade de transportar até 7 mil carros por viagem. É do tipo roll-on/roll-off, o que permite o embarque e desembarque dos carros sem precisar içá-los. 

Para fazer esse gigante navegar é usado, além do combustível convencional, o gás natural liquefeito (GNL). Trata-se de um combustível fóssil, mas que emite menos poluentes do que o petróleo. 

Segundo a empresa, o Explorer No. 1 consegue reduzir as emissões de dióxido de carbono em até 20% em comparação com um navio movido a combustível convencional.

O lançamento de um navio próprio é um passo importante para a BYD em sua estratégia de crescimento global. A empresa, que já é a segunda maior fabricante de veículos 100% elétricos do mundo, está expandindo sua presença de mercado.

A princípio, o navio será usado para o transporte de veículos para a Europa, onde a demanda por eletrificados está em franca expansão. 

Nos próximos dois anos, a empresa deve aumentar sua frota com outras sete embarcações. A ideia é integrar a tecnologia de bateria de armazenamento de energia da BYD e sistemas de gerador de eixo, a fim de incorporar a verdadeiramente a visão da BYD para uma era de transporte marítimo mais verde.

Como está o mercado de carros elétricos?

De acordo com Wang Junbao, gerente geral da Divisão Corporativa da BYD, o segmento de veículos de energia limpa atingiu um marco histórico em 2023, com vendas e produção superiores a 9 milhões de unidades. O que contribui sensivelmente para a mobilidade verde global. 

BYD Dolphin – um dos maiores sucessos de vendas da marca – Foto: Divulgação

 

A BYD se destaca neste mercado com 242.765 veículos exportados, o que representa um crescimento anual de 334,2%. Já as vendas anuais chegaram a mais de 3,02 milhões de unidades, solidificando o status da BYD como a principal vendedora mundial de veículos de energia limpa. 

Atualmente, a operação da marca envolve seis continentes, em mais de 70 países e regiões em todo o mundo. São mais de 400 cidades em que já rodam carros da marca, um marco na promoção de soluções de mobilidade verde em todo o mundo.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile