Skoda Slavia estreia na Índia como equivalente do VW Virtus 2022

Mais um modelo do Grupo VW concebido sobre a plataforma MQB-A0 é lançado. Estamos falando do Skoda Slavia. O modelo da marca da República Tcheca foi finalmente apresentado no mercado indiano. Este novo modelo, que é o equivalente do nosso VW Virtus 2022, chega para ser mais um sedã da marca europeia. E assim como o sedã compacto da Volks, ele se destaca pelo bom espaço interno e pelo porta-malas espaçoso.

VW Virtus 2022
Skoda Slavia (Foto: Divulgação/Skoda)

O novo Skoda Slavia usa a mesma plataforma do VW Virtus 2022 e traz motor de 150 cv; conheça

Esta marca é um pouco desconhecida no Brasil. A Skoda Auto foi fundada no ano de 1895, na República Tcheca. Já em 1991, ela se juntou á Audi e a Seat no Grupo Volkswagen. Ela produz modelos muito conhecidos na Europa, como o Fabia, o Octavia e o Superb. Este último é bastante luxuoso e até concorre com alguns carros premium. Na Índia, os dois sedãs também estão sendo vendidos.

O Slavia será feito na cidade de Maharashtra e leva o nome de uma bicicleta produzida pelos fundadores da marca.

Skoda Slavia (Foto: Divulgação/Skoda)

O mais recente lançamento da fabricante possui bastante semelhanças com o nosso VW Virtus 2022. A principal delas é que ele também será concebido sobre a plataforma modular MQB-A0. No caso, ele usa a plataforma MQB-A0-IN, uma variação da famosa plataforma usada em carros da marca da Republica Tcheca vendidos neste país asiático. Suas medidas são:

  • Comprimento: 4.541 mm
  • Largura: 1.752 mm
  • Altura: 1.487 mm

O Skoda Slavia estará sendo oferecido nas versões Active, Ambition e Style. Este sedã traz um design alinhado com o resto da gama. Na dianteira, por exemplo, a grade frontal hexagonal segue o mesmo estilo usado no Octavia e do Superb. Tanto os faróis dianteiros quanto as lanternas traseiras podem ser em LED. O carro também traz luzes de condução diurna. Detalhes cromados também podem ser encontrados no lado externo (como na região da grade).

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

VW Virtus 2022
Skoda Slavia (Foto: Divulgação/Skoda)
Skoda Slavia (Foto: Divulgação/Skoda)

Se visualmente ele mostra seu lado refinado, o interior pode agradar aquelas pessoas que buscam conforto. O novo Slavia possui um entre-eixos de 2.651 mm. Ou seja, um espaço interno muito bom. Já o porta-malas tem capacidade de 521 litros. Exatamente o mesmo tamanho que o VW Virtus 2022 possui. Vale lembrar que seu painel segue o mesmo conceito adotado nos modelos europeus.

Equipamentos de série

Skoda Slavia (Foto: Divulgação/Skoda)

Todas as versões deste modelo já saem de fábrica com itens bastante interessantes. No centro do painel, é possível encontrar a central multimídia. Na versão Active, ela é de 7 polegadas. Já os modelos Ambition e Style trazem um sistema com tela de 10,0 polegadas. Ambas podem ser acessadas facilmente e de forma intuitiva, segundo a marca.

Os ocupantes da cabine podem emparelhar seus smartphones usando o Android Auto ou o Apple CarPlay (sem a necessidade de fios). As versões mais caras trazem outros serviços mobile. Enquanto isso, o painel de instrumentos digital de oito polegadas está disponível apenas no modelo mais caro (Style).

VW Virtus 2022
Skoda Slavia (Foto: Divulgação/Skoda)

Dependendo da versão escolhida, o carro ainda pode oferecer mais itens interessantes. Dentre deles, destaque para o ar-condicionado Climatronic, o volante multifuncional, o teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ventilação (e revestidos em couro), seis airbags, cruise control, sensor de chuva e entre outros itens.

Motorização

Skoda Slavia (Foto: Divulgação/Skoda)

Outro ponto que depende da versão escolhida é o conjunto mecânico. São duas opções disponíveis para o Skoda Slavia. O motor 1.0 TSI, por exemplo, pode gerar uma potência máxima de 115 cv e torque de 17,8 kgfm. Aqui, ele pode estar acoplado tanto a uma transmissão manual ou uma automática (de seis velocidades).

Já o 1.5 TSI tem potência máxima de 150 cv e torque máximo de 25, 5 kgfm. Os carros equipados com este motor possuem uma transmissão automatizada DSG (de dupla embreagem) de sete velocidades.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar