Ford e Intel ampliam a parceria em sistemas anticolisão baseados em câmeras para veículos

A Ford e a Mobileye estão ampliando a sua parceria no desenvolvimento de sensores baseados em câmeras para sistemas de assistência ao motorista.

A Ford e a Mobileye, empresa do grupo Intel, estão ampliando a sua parceria no desenvolvimento de sensores baseados em câmeras para sistemas de assistência ao motorista, incluindo alertas avançados de colisão com detecção de veículos, pedestres e ciclistas para a linha de veículos globais da Ford.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

“Personalizando o software e a tecnologia de detecção da Mobileye, os recursos de assistência ao motorista da Ford continuarão a evoluir para dar confiança aos clientes durante toda a vida útil do veículo”, afirma Lisa Drake, diretora de operações da América do Norte e vice-presidente de compras globais da Ford.

LEIA MAIS: Após 25 anos: Ford revela nova geração do Bronco nos Estados Unidos
Ford Ranger assume a liderança e se torna a picape média mais vendida em junho

Sistemas anticolisão

Com essa parceria, a Mobileye fornecerá seus dispositivos de sensoriamento de visão EyeQ, juntamente com o software de processamento, para os sistemas avançados de assistência ao motorista de Nível 1 e Nível 2 dos veículos da Ford globalmente.

Os sistemas de Nível 1 são definidos pela Sociedade de Engenheiros Automotivos como a automatização de uma única parte da experiência de dirigir, como direção ou aceleração/desaceleração, enquanto os sistemas de Nível 2 fornecem tanto suporte de direção como de aceleração/frenagem. Ambos exigem que o motorista supervisione a operação do veículo.

A Ford vai colocar o logo da Mobileye em destaque nas telas da central multimídia SYNC dedicadas aos sistemas de assistência ao motorista. Pela primeira vez, os clientes serão informados que a Ford está usando a capacidade de detecção da Mobileye para ampliar os recursos da tecnologia Ford Co-Pilot360.

Como parte desse acordo, os novos veículos usarão os chips e o software EyeQ da Mobileye para suportar os recursos da tecnologia Ford Co-Pilot360.

Usada para ajudar a identificar com precisão o que a câmera do para-brisa do veículo pode ver – incluindo as faixas na pista, sinais de trânsito, pedestres e outros veículos – a tecnologia da Mobileye dá suporte a recursos como o sistema de manutenção na faixa, farol alto automático, assistência pré-colisão com frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo inteligente, assim como a direção sem as mãos Active Drive Assist, que estará disponível no novo Mustang Mach-E e na nova F-150.

A Ford vai utilizar a tecnologia da Mobileye durante todo o ciclo de vida de seus veículos de nova geração, além de futuros produtos com recursos avançados de assistência ao motorista. Ambas vão trabalhar junto com fornecedores da Ford para a integração da tecnologia nos veículos.

Novas tecnologias

Além disso, a Ford está avaliando usar em seus veículos o Roadbook – que usa dados anônimos fornecidos por câmeras de veículos para criar um mapa de alta definição que pode ser acessado por veículos e pelas tecnologia de assistência ao motorista, inclusive para direção sem as mãos, como o Active Drive Assist.

Os novos veículos da Ford vão usar o EyeQ3 e EyeQ4 da Mobileye como plataformas para sistemas avançados de assistência ao motorista de Níveis 1 e 2. A EyeQ se destaca pela capacidade de suportar processamento complexo e computacionalmente intenso e ter baixo consumo de energia, mesmo quando instalada no para-brisa de um veículo.

Ampliando a capacidade de seus antecessores, o EyeQ4 pode processar múltiplos sensores e outras entradas requeridas pelos recursos de assistência ao motorista.

30 carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020

Se antes do início de 2020 as previsões eram otimistas, o cenário real do mercado automotivo não é dos melhores. A pandemia da covid-19 derrubou as vendas e chegou até a paralisar a produção das fabricantes. Mesmo assim, o Chevrolet Onix encerrou mais um semestre na ponta da tabela. E sua vantagem é tão grande que será difícil algum veículo superá-lo até o final deste ano.

Na galeria, confira quais foram os 30 modelos mais vendidos no primeiro semestre de 2020. Os dados são da Fenabrave.

Escrito por

Erica Franco

wpDiscuz
Sair da versão mobile