OnStar registra primeiros casos de recuperação veicular e notificação de acidente

Exclusiva da marca Chevrolet, tecnologia foi implantada no País em outubro nos modelos Cruze e Cobalt

Em janeiro foram notificados os primeiros episódios de roubo e acidente envolvendo veículos com a tecnologia OnStar, da Chevrolet. Nos dois casos, segundo a montadora, o sistema, que oferece ao motorista serviços como os de emergência e segurança, foi eficaz.

O roubo aconteceu em Osasco, na Grande São Paulo. Após ter seu Chevrolet Cruze Sedã levado por bandidos, o proprietário comunicou o fato à Polícia e ao Centro de Atendimento do OnStar. Este, imediatamente passou a monitorar o deslocamento do automóvel por GPS. Em um momento oportuno, enviou o comando remoto para o bloqueio da aceleração do motor.

O veículo foi então abandonado e recuperado pelas autoridades (como exige a legislação nacional) e devolvido para o dono menos de três horas após o ocorrido. Já a primeira notificação automática de acidente deu-se com um Cobalt, em Teresina, no Piauí. O carro se envolveu em um acidente com deflagração do airbag, sem feridos. Por contar com um sistema próprio de telecomunicação, o OnStar enviou um sinal de alerta para o Centro de Atendimento.

Assim que recebeu o aviso, um atendente contatou a motorista a fim de saber se ela estava bem e se precisava de ajuda. A cliente solicitou que o sistema auxiliasse no contato com a seguradora, com o guincho e com a autoridade de trânsito, já que seu smartphone estava sem bateria.

Para Carlos Meinert, diretor de customer experience da General Motors América do Sul, esses casos são exemplos de como a tecnologia está proporcionando mais comodidade e segurança aos usuários. “E caso o veículo se envolva em uma colisão mais grave, mesmo que nenhum ocupante consiga responder ao contato da atendente, o OnStar é capaz de enviar uma equipe de resgate apropriada. Isto porque sensores no veículo informam à Central de Atendimento dados da ocorrência, como localização, velocidade e dinâmica do impacto”, explica o executivo.

Serviços do OnStar

Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados para atender as demandas do mercado local. Entre eles está a possibilita do motorista fazer consultas na internet por meio do concierge, além de receber alertas para a circulação em área de rodízio na cidade de São Paulo.

A Chevrolet oferece o OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Talita Morais
Escrito por

Talita Morais

ASSISTA AGORA