Sistema Isofix do carro; descubra como funciona e para que serve

Entenda o que é, como funciona e o que diferencia o sistema Isofix do carro em relação ao método usado anteriormente.

O Isofix é o sistema usado no carro para fixar cadeirinha infantil e bebê conforto. Desde 2018, os carros 0 km obrigatoriamente são fabricados; veja como funciona a tecnologia.

Entenda o que é, como funciona e o que diferencia o sistema Isofix do carro em relação ao método usado anteriormente (Foto: Freepik)

Entenda como funciona o sistema Isofix do carro

Quando se fala sobre mudanças nas regulamentações de trânsito, normalmente o que se tem em mente é a segurança.

A mudança pode ser sobre o ato de dirigir, sobre rodovias, sobre penalizações e, inclusive, sobre itens de segurança nos veículos. E foi justamente o que aconteceu em 2018, quando a resolução 518 do Contran obrigou que todos os veículos fabricados fossem produzidos com o sistema.

De forma geral, o Isofix é uma tecnologia desenvolvida para melhorar e facilitar a fixação das cadeirinhas infantis bem como os bebês conforto nos bancos traseiros de automóveis. Ele muda a maneira como a fixação das cadeirinhas acontece.

Nesse caso, o sistema Isofix é considerado um dos mais seguros do mundo quando o assunto é fixação de cadeirinhas. Com ele o transporte de bebês e crianças no carro passa a ser ainda mais seguro.

Sistema é obrigatório desde 2018 (Foto: Divulgação)

O que diferencia o sistema do método anterior

Entre as principais diferenças entre o Isofix e o sistema anterior está a ausência de folga. Isso acontece porque o Isofix deixa as cadeirinhas presas de um jeito mais firme e menos maleável.

O que diferencia o sistema Isofix dos outros é a ancoragem tripla. Quando a cadeirinha é encaixada de maneira adequada nos três pontos, ela fica muito bem presa. Dessa forma, o passageiro que vai na cadeirinha fica com sua segurança garantida.

Desses três pontos, dois são conectores de metal resistentes que ficam na base do assento infantil e se ligam ao carro. No banco de trás do carro ficam outros dois pontos para encaixar os conectores de metal. Esses dois pontos de base são iguais em todos os modelos adequados ao padrão Isofix.

Já o terceiro ponto fica na parte de cima do assento. Sua principal função é não deixar a cadeirinha virar para os lados em caso de acidentes ou frenagem forte. O encaixe desse terceiro ponto de fixação pode variar podendo ser o Top tether e a Haste.

Top tether

O top tether é um gancho para conectar a parte de cima da cadeirinha ao carro. Ele pode ficar no piso do porta-malas ou em algum ponto que forneça a mesma segurança (como a tampa do banco traseiro).

Ele faz uma ancoragem superior que deixa a cadeirinha mais estável. O encaixe adequado da sua trava no gancho do carro é fundamental para o bom funcionamento do Isofix.

Haste

Quando um veículo não tem top tether é utilizada a haste de suporte. Nesse caso, a haste é presa no chão do carro e na parte de baixo da cadeirinha.

Se você for usar a haste de suporte, é fundamental conferir se o automóvel tem um local para fazer a instalação desse sistema.

O sistema de fixação da cadeirinha infantil pode variar (Foto: Freepik)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile