Sistema de conectividade da Ford reconhece sotaques regionais brasileiros
Dispositivo SYNC identifica os principais grupos fonéticos do Sudeste, Sul, Nordeste e Norte
A Ford oferece comandos de voz em português que reconhecem sotaques regionais de diferentes estados do País. A novidade está presente no sistema SYNC, que equipa a atual geração das linhas Focus, Fusion, EcoSport, Edge e Ranger, além de estar disponível em versões do Ka, Ka+ e New Fiesta Hatch e Sedan.
Com ele, é possível utilizar celulares com segurança por meio do comando de voz. O motorista também pode realizar várias funções – desde selecionar músicas, fazer ligações e acessar aplicativos de smartphones, até controlar o GPS e o ar-condicionado, dependendo da versão – sem precisar tirar as mãos do volante e a atenção da pista.
Por meio de algoritmos, o software se ajusta ao sotaque e padrão de fala do usuário e salva essas informações na memória quando o carro é desligado. Caso outro motorista use o veículo, o SYNC automaticamente capta os dados do segundo usuário e cria um arquivo próprio para ele.
Segundo a Ford, a programação considerou os principais grupos fonéticos brasileiros do Sudeste, Sul, Nordeste e Norte, e identificou também as nuances existentes entres eles, como o modo de falar de cariocas, paulistas e mineiros.
O reconhecimento de voz também ficou mais “inteligente” na interpretação de termos. Em versões anteriores, o SYNC reconhecia somente o nome de uma rua quando pronunciado exatamente como está no mapa. Agora é possível falar só parte do nome de uma rua que ele já identifica imediatamente.
Atualmente, o sistema Ford SYNC equipa mais de 12 milhões de veículos no mundo e está disponível em 17 versões de idiomas – entre eles português (europeu e brasileiro), inglês (australiano, britânico, americano), francês (europeu e canadense), espanhol (europeu, mexicano), holandês, alemão, italiano, mandarim, russo, taiwanês, turco e árabe.