Sinais que está na hora de fazer o alinhamento e balanceamento do seu carro
Não passe apuros com seu carro. Leia o post e veja os sinais que está na hora de fazer o alinhamento e balanceamento do seu carro.
Seu carro não está com a direção 100%. Talvez você precise desses dois amigos que sempre “andam juntos”: o alinhamento e balanceamento do seu carro. São dois procedimentos que garantem segurança, desempenho e economia de combustível.
Mas como saber se é a hora de levar seu veículo para a oficina? Descubra no post!
Quando fazer o alinhamento e balanceamento do seu carro?
- O alinhamento visa ajustar os ângulos das rodas do veículo em relação ao solo e entre si. Isso assegura que todas as rodas permaneçam na posição correta, proporcionando uma direção reta e precisa, o desgaste uniforme dos pneus, maior estabilidade, controle e conforto ao dirigir.
- Já o balanceamento consiste em distribuir peso das rodas e pneus de maneira uniforme, eliminando vibrações sensíveis no volante, no corpo do carro ou nos bancos em casos mais graves.
- O balanceamento garante uma dirigibilidade mais suave, reduz o desgaste dos componentes, proporciona mais segurança e garante uma maior economia de combustível.
Agora que já sabe, fique atento aos sinais que podem indicar a necessidade de alinhamento e balanceamento. São eles:
Vibrações no volante
- Vibrações no volante em velocidade baixa (entre 60 e 80 km/h) – são vibrações que o motorista pode sentir nas mãos no volante e geralmente aumenta com a velocidade. Esse é um dos principais sintomas de que o alinhamento precisa ser feito com urgência.
- Vibrações no volante em velocidade alta (acima de 80 km/h) – são vibrações sentidas no volante e no corpo do carro e também aumentam com a velocidade. Nesse caso, será necessário fazer o balanceamento.
Leia também:
5 erros que farão seu mecânico rico: pare de jogar dinheiro fora.
Desgaste irregular dos pneus
- Desgaste na parte interna ou externa dos pneus – indicam que o alinhamento não está adequado.
- Desgaste irregular em toda a banda de rodagem – indicam que o balanceamento não está adequado.
Dificuldade para manter o carro em linha reta
- Carro puxa para o lado – se o carro tende a desviar para a direita ou esquerda na pista, mesmo com o volante reto, você precisa levá-lo até a oficina para ajustar o alinhamento.
- Instabilidade na direção – se você sentir alguma instabilidade, principalmente em velocidades mais altas ou se precisa corrigir a direção constantemente para manter o carro na pista, é hora de fazer o balanceamento das rodas.
Ruídos estranhos
- Ruídos de atrito ou semelhante ao ato de raspar nas curvas – são barulhos que indicam problemas no alinhamento.
- Zumbido constante – é um sintoma que indica que o balanceamento das rodas precisa ser feito.
Consumo elevado de combustível
O aumento do consumo de combustível sem motivo aparente pode ser problema nas velas, por exemplo. Mas se não for, pode ser tanto falta de alinhamento, quanto de balanceamento.
Prevenção
O alinhamento e balanceamento devem ser feitos a cada 10 mil km rodados, quando notar algum dos sinais acima ou antes de viagens longas.
Lembre-se também de manter sempre os pneus calibrados, pois aumentam a segurança, desempenho e economia de combustível.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.