Sigla EAR na CNH: o que significa e quem deve solicitar?

A sigla EAR inscrita na CNH serve para sinalizar que motorista está apto a exercer atividades remuneradas, como transporte de cargas ou de passageiros

A sigla EAR inscrita no campo de observações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) serve para sinalizar que uma pessoa está apta a utilizar o veículo para exercer atividades remuneradas, como o transporte de cargas ou de passageiros.

Apesar de ser obrigatória, muitas pessoas desconhecem o assunto, tendo dúvidas de como solicitar a inclusão da observação e quais são os riscos  envolvidos no caso de irregularidade. Conheça a seguir todos os detalhes sobre o assunto.

Veja o que muda a partir da nova CNH 2022

(Foto: imagem ilustrativa)

O que significa EAR e como solicitar sua inclusão na CNH

EAR é a sigla para Exerce Atividade Remunerada e é incluída no campo “Observação”, no verso da CNH de motoristas que precisam desenvolver algum tipo de atividade remunerada com o veículo.

Embora essa regulamentação exista há décadas, a solicitação do EAR se tornou mais comum nos últimos anos, com a chegada dos aplicativos de transporte de passageiros, como 99 e Uber. Para o exercício da atividade de motorista de aplicativos é obrigatório ter a observação EAR na CNH. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) cita como categorias profissionais que devem apresentar a EAR os taxistas, caminhoneiros, entregadores de mercadorias e motoristas de empresas.

Para solicitar a inclusão da EAR na CNH é preciso consultar o Departamento de Trânsito (Detran) do seu Estado, uma vez que os processos diferem de acordo com a localidade. Em alguns Estados, como São Paulo e Paraná, é possível fazer a solicitação diretamente por meio do site ou do aplicativo do Detran estadual, o que é muito mais prático.

Crise dos transportes por aplicativo aumentou demanda por táxi

( Foto: Pexels)

Em linha gerai, o processo envolve preencher um formulário de solicitação da EAR, o pagamento de uma taxa do Detran (de valor equivalente à da solicitação de segunda via da CNH) e a realização de exames psicotécnico e de aptidão física.

Em poucos dias, nova via da CNH é emitida pelo órgão. A carteira fica disponível para retirada no mesmo local aonde foi solicitada a EAR ou, então, enviada pelos correios no endereço informado, no caso de solicitações via site ou aplicativo.

O que diz o CTB

A EAR é obrigatória para todos os motoristas que precisam realizar qualquer tipo de atividade remunerada com o veículo. O Código Brasileiro de Trânsito estabelece uma série de penalidades que podem ser aplicadas aos motoristas pelo descumprimento das regras. Segundo o art. 231 do CTB, caso um motorista seja flagrado exercendo uma atividade remunerada sem ter a EAR na CNH, a infração será considerada gravíssima, podendo ser aplicada multa cujo valor é de, no mínimo, R$ 293,47 conforme o Estado.

A multa, no entanto, não é tudo. O motorista tem anotado no prontuário de sua CHN sete pontos e tem o veículo retido pelos agentes de trânsito. Portanto, é preciso ter cuidado, uma vez que se arriscar a trabalhar sem a EAR pode gerar uma série de prejuízos.

Hoje, a maioria das empresas que contratam motoristas profissionais exigem a apresentação da CNH com a observação EAR no momento da contratação. Isso inclui os aplicativos Uber e 99, que não aceitam o cadastro de motoristas sem EAR.

Corrida de Uber ficou mais cara após aumento da gasolina

(Foto: Divulgação)

Fonte: Summit Mobilidade

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA