Seu carro está “Conversando” com você: Sinais sonoros que indicam problemas graves

Seu carro faz barulhos estranhos? Identifique os 5 ruídos mais graves que seu veículo emite antes de quebrar, como rangidos de freio e batidas no motor, e saiba como evitar grandes prejuízos.

O seu carro tem uma maneira de “falar” com você, e o principal idioma dele são os ruídos. Antes de um problema se tornar uma quebra total e cara, o veículo geralmente emite sons de alerta que, se ignorados, podem levar a grandes prejuízos. Saber identificar esses barulhos e o que eles significam é fundamental para a segurança e a saúde do seu bolso.

Aqui estão alguns dos ruídos mais comuns que o seu carro pode fazer antes de quebrar e o que eles indicam:

1. Ruído de Rangido ou “Metal Contra Metal”

Esse som agudo e irritante, que muitas vezes parece metal se arrastando contra metal, é um dos mais perigosos e urgentes. Ele costuma indicar um problema grave nos freios. O ruído pode ser causado pelo desgaste total das pastilhas de freio, fazendo com que a base de metal das pastilhas entre em contato direto com o disco.

O que fazer: Pare de dirigir imediatamente e procure um mecânico. Ignorar esse som pode levar à perda total da capacidade de frenagem, um risco enorme para a sua segurança e a de outras pessoas.

Sinais sonoros que indicam problemas graves – Foto: Freepik

2. Barulho de “Batida” ou “Pancada” no Motor

Uma batida seca ou um som de “pancada” vindo do motor é um dos sinais mais temidos. Esse barulho pode indicar um problema sério, como o desgaste nos mancais de biela ou nos mancais principais do virabrequim. O som ocorre quando as peças de metal perdem sua tolerância e começam a se bater durante o funcionamento do motor.

O que fazer: Desligue o carro imediatamente. Se o motor for ligado novamente, o dano pode se agravar rapidamente e levar à quebra completa do motor, exigindo uma retífica ou até a substituição, que são reparos extremamente caros.

3. Som de “Estalo” ou “Clanque” ao Virar a Direção

Se você ouvir um som de “estalo” ou “clanque” ao fazer curvas, especialmente em baixas velocidades, pode ser um problema na junta homocinética. Essa peça é crucial para transmitir o movimento do eixo para as rodas. O ruído geralmente indica desgaste ou falta de lubrificação, o que pode levar à falha da peça e ao travamento da roda.

O que fazer: Leve o carro a uma oficina para verificar o estado da junta homocinética. O reparo preventivo é muito mais barato do que o conserto de uma falha inesperada na estrada.


4. Chiado ou “Ronco” Constante

Um chiado que aumenta de intensidade com a aceleração pode ser um indicativo de problemas na correia do alternador ou na correia dentada. Em muitos casos, é apenas uma correia gasta ou mal tensionada. No entanto, se o ruído for mais grave, um “ronco” ou “zunido” constante pode ser um rolamento danificado no alternador, bomba d’água ou compressor do ar-condicionado.

O que fazer: A correia dentada é um item de manutenção crucial. Se ela se romper, pode causar danos catastróficos ao motor. Leve o carro para uma inspeção para determinar a causa exata do ruído e evite um prejuízo maior.


Sinais sonoros que indicam problemas graves - Foto: Freepik
Sinais sonoros que indicam problemas graves – Foto: Freepik

5. Barulho de “Roer” ou “Vruuum” Alto

Um som de “roer” ou um “vruuum” alto e contínuo, que aumenta de intensidade em velocidades mais altas, pode ser um rolamento de roda desgastado. Essa peça é vital para o bom funcionamento das rodas e do cubo. Se o rolamento falhar, a roda pode se soltar durante a direção, resultando em um acidente grave.

O que fazer: Não adie a verificação desse problema. Leve o veículo a uma oficina para que o rolamento seja substituído. A peça é relativamente barata, mas a falha pode ter consequências desastrosas.


Qual desses barulhos você já ouviu no seu carro? Compartilhe sua experiência e ajude a comunidade a ficar mais atenta aos sinais que o veículo dá

Leia aqui: 3 sinais de que os discos de freio do seu carro estão comprometidos

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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