Seu carro bebe muito? Dicas infalíveis que vão te ajudar a economizar combustível
Seu carro está bebendo muito ultimamente. Veja essas dicas da V1 para ajudar a economizar combustível. Acompanhe!
Está achando que o carro está bebendo muito? Se não for um problema, como velas ruins, é possível economizar consumo com algumas atitudes no seu cotidiano.
Quem traz mais informações é o aplicativo de mobilidade urbana V1 que elaborou uma lista de dicas para ajudar os motoristas a gastarem menos durante seus deslocamentos.
Como economizar combustível
“Os gastos com combustíveis são difíceis de serem reduzidos, pois são despesas essenciais. No entanto, algumas práticas podem contribuir para a economia e a otimização do uso do combustível, seja gasolina, álcool ou diesel”, explica o especialista do V1, Alexsandro Laures.
Vamos aos pontos-chave:
Manutenção em dia
A primeira e principal orientação para economizar combustível no dia a dia é manter o veículo em boas condições. Os componentes que mais merecem atenção são: injeção eletrônica, bobina, distribuidor, vela e cabo de ignição.
“Oriento ainda verificar regularmente o nível do óleo, a calibragem dos pneus, os freios e os níveis do fluido da transmissão. Também é fundamental manter o motor bem lubrificado e substituir os filtros de ar”, destaca Laures.
Mantenha uma velocidade constante e evite frenagens bruscas
A aceleração abrupta e excessiva, assim como a frenagem brusca contribuem significativamente para um alto consumo de combustível.
“Sempre oriento os motoristas a manter uma velocidade constante, especialmente ao sair de um semáforo ou de uma vaga de estacionamento. O ideal é acelerar gradativamente, permitindo que o veículo desenvolva velocidade de maneira suave”, explica.
“A frenagem brusca também é contraindicada, pois, além do risco de colisão traseira, o motorista acaba por frear e acelerar o carro continuamente, exigindo que o veículo saia da inércia mais vezes e consumindo mais gasolina”, complementa.
A sugestão é analisar o trânsito de forma abrangente, assim é possível se antecipar quanto a possível frenagens e avaliar todos os “obstáculos” ao redor.
“Essa direção atenta e defensiva, além de economizar combustível, preserva as peças do carro, como pastilhas de freios e lonas.”
Veja aqui os melhores SUVs para quem quer economizar combustível.
Existe marcha ou velocidade indicada?
Segundo o especialista, não existe essa de uma marcha que economize mais ou menos combustível que outra. O que gasta combustível é a forma como o condutor dirige.
Por exemplo, um motorista força muito a troca de marcas, terá um consumo maior de combustível. Em outras palavras, a troca de marchas deve ser feita no tempo e rotação certas, considerando as características do motor e do veículo.
É possível economizar combustível nas subidas?
Em subidas ou vias mais íngremes, alguns aspectos podem influenciar no consumo de combustível. O peso e a carga do veículos são os principais.
“Um carro mais pesado vai “beber” mais gasolina, é claro. Por isso, sempre indico dirigir na faixa de 3.000 a 4.000 RPM, mantendo uma aceleração constante, o que auxilia em momentos que demandam mais do veículo”, ressalta.
Atenção com o ar-condicionado e dispositivos eletrônicos
Alguns recursos do veículo podem contribuir para o consumo de combustível. Portanto, use sabiamente o ar-condicionado e dispositivos eletrônicos, como faróis auxiliares e limpadores do para-brisa.
“Quanto mais dispositivos elétricos estiverem sendo utilizados, mais o veículo buscará energia de bateria, consumindo mais combustível”, destaca.
Qual gasolina escolher?
A gasolina aditivada apresenta alguns detergentes para contribuir com a limpeza dos bicos injetores, por exemplo. No entanto, não é possível precisar se esse tipo de gasolina “queima mais” do que a comum.
A indicação de Laures é apenas de não trocar repentinamente o combustível, mas, sim, de maneira gradativa. Dessa forma, não compromete o rendimento do motor.
Por fim, abasteça apenas em postos de confiança. Fique atento e evite aqueles postos de marcas desconhecidas e/ou com valores muito inferiores aos aplicados pelo mercado.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.