Revendedoras pedem programa de verificação de baterias para carros elétricos usados

O setor de carros elétricos usados clama por um programa de verificação da saúde das baterias. Saiba por que 90% dos revendedores consideram a medida essencial para o futuro do mercado.

O mercado de veículos elétricos (VEs) usados está em crescimento, mas com ele surge uma nova preocupação para revendedores e consumidores: a saúde da bateria. De acordo com o Startline Used Car Tracker de agosto de 2025, uma pesquisa realizada com 300 consumidores e 60 revendedores, a esmagadora maioria do setor (90%) acredita que é urgente a criação de um programa de testes de integridade da bateria em nível nacional.

Revendedoras pedem programa de verificação de baterias para carros elétricos usados

A pesquisa revela que a saúde da bateria é uma consideração essencial para 78% dos compradores de VEs usados. A degradação da bateria e o potencial de falha são os principais temores, afetando diretamente os valores residuais dos veículos.

“Esta é uma medida que pode ajudar a persuadir potenciais compradores preocupados com a possibilidade de falha ou degradação da bateria. Pode dar-lhes a confiança necessária para comprar”, explica Paul Burgess, CEO da Startline Motor Finance.

Revendedoras pedem programa de verificação de baterias para carros elétricos usados - Imagem gerada por IA
Revendedoras pedem programa de verificação de baterias para carros elétricos usados – Imagem gerada por IA

Padrão da Indústria ou Programa Governamental?

Apesar do consenso sobre a necessidade de um esquema de verificação, há um debate sobre quem deveria liderar a iniciativa. A maioria dos revendedores (38%) acredita que um padrão da indústria seria o ideal, enquanto 36% defendem que o programa deveria ter o apoio do governo.

Enquanto planos para um esquema governamental parecem avançar lentamente, a indústria poderia se mobilizar para criar seu próprio padrão, utilizando os muitos fornecedores confiáveis de verificação de integridade de baterias já existentes no mercado. A iniciativa tem aprovação quase universal, com apenas 5% dos revendedores discordando da necessidade do programa, e 88% dos consumidores apoiando a ideia.

Com a quantidade de VEs usados nas ruas aumentando, um sistema de verificação de baterias não apenas daria mais segurança aos compradores, mas também ajudaria a consolidar o mercado, garantindo um futuro mais sólido para a eletrificação.

Você compraria um carro elétrico usado sem um certificado da saúde da bateria? Acha que o governo ou a indústria deveria criar esse programa? Deixe sua opinião!


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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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