Série especial MINI homenageia lendário John Cooper; saiba mais!

A MINI anunciou o lançamento mundial de uma versão especial do MINI Cooper. Trata-se da Aniversary Edition: uma homenagem a John Cooper.

Mais uma homenagem ao campeão. A MINI anunciou o lançamento mundial de mais uma versão especial do MINI Cooper. Trata-se da Aniversary Edition, a série especial MINI. Esta versão foi lançada com o intuito de comemorar os 60 anos da parceira entre a marca e a família Cooper. Baseado no modelo John Cooper Works, o modelo traz diversas homenagem aos modelos de corrida.

Um carro para poucos! Esta edição especial do clássico modelo britânica terá um número limitado de exemplares. Apenas 740 unidades serão produzidas pelos funcionários da fabrica de Oxford, na Inglaterra. Sendo que apenas 15 delas estão disponíveis para os brasileiros. O interessado em adicionar este modelo a sua coleção terá que desembolsar R$ 299.990. O modelo é baseado no MINI Cooper John Cooper Works.

(Foto: Divulgação/MINI

MINI Aniversary Edition é lançado e custa R$ 299.990; conheça o carro!

O novo MINI Aniversary Edition chega para fazer uma homenagem ao mecânico John Cooper. Nascido na cidade de Subiton, ele fez história nas competições automotivas. Ainda mais por ser o responsável por construir carros de Fórmula 1 com motor traseiro. Foi ele também que percebeu o potencial esportivo que o pequeno inglês tinha. Ele criou os primeiros MINI Cooper (com freios maiores e mais potente que o pequeno carro inglês original).

(Foto: Divulgação/MINI

(Foto: Divulgação/MINI

Sem falar ajudou na preparação dos modelos que venceram o Rally de Monte Carlo três vezes. Ele completaria 100 anos em 2023. Lembrando que ele dá nome a divisão esportiva da marca que ele mesmo iniciou. Agora, ele ganha uma homenagem da montadora inglesa. E esta homenagem está em várias partes desta versão especial. As cores disponíveis, por exemplo, são Verde Rebel metálico e Preto Midnight.

Elas combinam com as partes pintadas em campo. No caso, estamos falando do teto, das capas dos retrovisores exteriores, maçanetas e contornos dos faróis dianteiros e traseiros. Lembrando que o mesmo estilo era encontrado nos modelos clássicos. Já a cor Piano Black aparece em outros detalhes do acabamento externo. No capô e nas portas possível encontrar o número 74 – em alusão aos MINI Cooper de corrida.

(Foto: Divulgação/MINI

(Foto: Divulgação/MINI

Completam ainda as listras no capô e uma linha vermelha. Mas este modelo especial não se resume em apenas ter as cores dos veículos de corrida. O DNA esportivo também está presente graças ao pacote John Cooper Works. As rodas de liga leve John Cooper Works de 18 polegadas (design Circuit Spoke de 2 tons) mostram isso. O carro anda traz o logotipo “COOPER” nos frisos das soleiras das porta, nas escotilhas laterais e nos pilares C.

Interior

(Foto: Divulgação/MINI

O interior do MINI Aniversary Edition possui mais homenagens e traços da linha John Cooper Works. O mesmo logotipo mencionado acima ainda pode ser encontrado no centro da ilustração do volante. Aliás, ele tem desenho esportivo e é revestido em couro Nappa. Já os bancos (também esportivos) trazem acabamento em couro/Alcântara Preto Carbono.

Já a tampa do porta-malas e a superfície interna do lado do passageiro trazem o anel vermelho do logotipo original de John Cooper. Enquanto isso, a superfície interna do lado do motorista traz a assinatura de John Cooper, Mike Cooper e Charlie Cooper.

O condutor ainda pode perceber que a parte interior da moldura da sua porta possui a número de identificação do modelo. Além da frase  “ 60 YEARS OF MINI COOPER – THE UNEXPECTED UNDERDOG”. Claro, tudo isso mais todos os equipamentos de série já presentes no modelo.

Motorização – Série especial MINI

(Foto: Divulgação/MINI

Agora chegou a hora de falar da motorização deste MINI Aniversary Edition. Ele está equipado com o motor MINI TwinPower Turbo. Este propulsor pode desenvolver uma potência máxima de 231 cv e torque máximo de 320 Nm. Acoplado a uma transmissão automática Steptronic Sport de oito velocidades, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile