Quem tem um carro automático está acostumado com uma grande facilidade na hora de dirigir, mas será que a forma de condução está realmente correta?
Bem, dirigir um veículo automático da forma ideal, além de garantir uma melhor experiência, ainda evita problemas para o veículo e gastos desnecessários.
Que tal conferir o guia que o Garagem360 preparou e tirar todas as dúvidas?!
Existe forma correta para dirigir carro automático?
É claro que os carros automáticos, de fato, proporcionam uma grande facilidade, mas ainda é preciso seguir alguns pontos para garantir que a experiência de condução saia como o esperado.
Tomar os devidos cuidados com esse tipo de veículo é essencial para evitar problemas voltados à necessidade de manutenção repentina, e claro, economizar uma boa grana.
Dessa forma, para início de conversa, uma orientação básica é indispensável para facilitar todo esse processo: deixar a sua perna esquerda de lado!
Isso porque o carro automático dispensa a embreagem e conta apenas com os pedais do freio e do acelerador. Logo, uma dica é para deixar a perna esqueda parada próxima à caixa de roda e utilizar apenas a direita para não se confundir.
E afinal, qual é a forma correta para dirigir um carro automático?
Sem muitas delongas, os condutores devem redobrar a atenção quanto ao uso do freio de estacionamento e da posição do câmbio.
Na hora de ligar o carro, a primeira coisa a ser feita é colocar o pé no freio. Isso porque a maioria dos carros automáticos necessitam desse procedimento, e mesmo aqueles que o dispensam, manter o pé ali pode ser um bom costume para fazê-lo funcionar.
Durante as paradas, o carro automático fica na posição “P“, e para sair com o carro, é preciso trocá-la. Para isso, será preciso:
- Soltar o freio de estacionamento;
- Colocar no “D“;
- Acelerar.
Caso o desejo condutor seja dar a ré, ele pode selecionar o “R“.
Saiba o que fazer em semáforos e na hora de parar
Muita gente fica em dúvida do que fazer na hora das paradas em semáforos utilizando um carro automático, mas felizmente, o processo também é bastante simples.
Não é preciso fazer nada além de segurar o carro no freio. Aliás, essa é a mesma orientação para segurar o carro em pontos íngremes.
A maioria das pessoas segura o carro em morros, por exemplo, utilizando o acelerador, mas o correto é mantê-lo parado apenas pelo uso do freio.
Por fim, na hora de estacionar, é preciso apenas pisar no freio, tirar o carro do “D“, colocar no “N”, puxar o freio de estacionamento, colocar o câmbio no “P“, e somente então, tirar o pé do freio.
E pronto! Seguindo todas essas dicas, é muito simples evitar grandes problemas.
Aproveite para conferir: Passo a passo para pagar o licenciamento 2024 de forma antecipada e se livrar da dívida