Será que vai dar bom? Rumores apontam novo Jeep com tecnologia chinesa

Jeep chinês a caminho? Rumores indicam que a Stellantis e a Dongfeng Motor desenvolverão um novo SUV off-road com tecnologias das marcas Voyah e M-Hero. Previsão de lançamento em 2027. Entenda os detalhes da parceria.

Uma reviravolta no cenário automotivo global pode estar em curso. Fontes do mercado indicam que a Stellantis, gigante por trás da marca Jeep, estaria desenvolvendo um novo SUV off-road em parceria com a estatal chinesa Dongfeng Motor Group.

Rumores apontam novo Jeep com tecnologia chinesa

A grande surpresa é que o novo Jeep deve adotar tecnologias avançadas de veículos elétricos (NEV) das marcas de luxo e alta performance da Dongfeng, como a Voyah e a M-Hero. Representantes da Dongfeng confirmaram estar em contato com a Stellantis, embora não tenham comentado diretamente sobre o projeto do novo SUV.

Embora muitos associem a Stellantis à recente parceria com a Leapmotor, o grupo internacional já possui uma relação de longa data com a Dongfeng, que é sua parceira na produção de modelos Citroën e Peugeot na China.

A visita do CEO do Grupo Stellantis, Antonio Filosa, à Dongfeng Motor em julho, onde ele pôde testar modelos como o M-Hero, reforçou o interesse em aprofundar essa cooperação para acelerar a transição para o segmento de novas energias.

Rumores apontam novo Jeep com tecnologia chinesa – Foto: Car News China

A colaboração ganha urgência após a joint venture anterior da Jeep na China, com a GAC, ter sido declarada falida em 2022. O novo acordo com a Dongfeng é visto como uma estratégia para relançar a marca Jeep no mercado chinês, onde as vendas da Stellantis têm enfrentado quedas nos últimos anos.

Modelo de parceria no estilo americano e motor chinês

O novo projeto sugere que a Stellantis e a Dongfeng Motor chegaram a um acordo preliminar que espelha o modelo de colaboração de outras joint ventures sino-estrangeiras, como o projeto Freelander da Chery e Jaguar Land Rover.

A divisão de trabalho seria a seguinte:

  • Stellantis (Jeep): Cuidará do estilo e design exterior e interior do novo SUV.

  • Dongfeng: Desenvolverá as tecnologias principais, incluindo a motorização, a cabine e os sistemas de direção autônoma.

O plano ambicioso prevê o lançamento do primeiro crossover Jeep com nova energia (BEV ou PHEV) no primeiro trimestre de 2027, com um ciclo de desenvolvimento ultrarrápido de apenas 18 meses. Após o lançamento no mercado interno chinês, o veículo pode ser exportado para o mercado global.

O novo Jeep desenvolvido na China poderá se beneficiar amplamente das tecnologias do recém-lançado M-Hero M817 da Dongfeng.

O M-Hero M817 é um SUV robusto e de grande porte, com design off-road agressivo. A versão híbrida plug-in combina um motor de 1,5 litro a gasolina com dois motores elétricos, atingindo uma potência combinada impressionante de 677 cv (505 kW) e 848 Nm de torque.

M-Hero – Foto: Divulgação

Com uma bateria Freevoy de 50,4 kWh da CATL, o M817 oferece uma autonomia elétrica pura de 215 km e uma autonomia mista que chega a 1.365 km. Além do desempenho, o M-Hero M817 se destaca pela tecnologia, como a tela touchscreen de 15,6 polegadas equipada com o sistema Harmony OS 5 da Huawei, indicando o nível de sofisticação que pode ser adotado pelo futuro Jeep.

Um Jeep off-road com mais de 600 cv e tecnologia híbrida chinesa: isso é o futuro da Stellantis? Você acha que essa parceria pode impulsionar a Jeep no mercado global? Comente abaixo sua opinião sobre essa união tecnológica!

Leia aqui: Novo Jeep Avenger seguirá receita do VW Tera para ser o mais barato da marca

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.