Será que é a hora certa de comprar um veículo elétrico? Especialista ajuda a decidir
Saiba de uma vez por todas se é a hora certa de comprar um veículo elétrico e veja como descobrir isso; confira os detalhes!
No momento atual, é inegável que muita gente já considera levar um carro elétrico para casa, mas será que essa é a hora certa de comprar um veículo elétrico?
O que acontece é que, ao que tudo indica, a eletrificação tende a crescer cada vez mais a partir de agora, e cogitar essa troca é quase inevitável, mas ainda há muita dúvida se isso vale realmente a pena.
Acompanhe o Garagem360 e entenda os detalhes!
A hora de comprar um veículo elétrico é agora?
Basta olhar para os últimos 2 anos para cair a ficha quanto à evolução e adesão dos veículos elétricos. Até pouco tempo, era consideravelmente incomum encontrar um desses nas ruas, mas agora, a situação é bem diferente.
Isso acontece por diversos motivos, seja pelas questões envolvendo a sustentabilidade, os incentivos fiscais ou mesmo o puro interesse dos consumidores, e a tendência é que esse mercado cresça ainda mais.
Se formos falar de projeções exatas, espera-se que o número de eletropostos triplique até o ano de 2025, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico.
No entanto, ainda existem N empecilhos que impedem boa parte das pessoas de levar um carro elétrico para casa, como o alto custo de aquisição, impostos de importação e muito mais.
De qualquer forma, o que vale dizer é: já é inevitável considerar a compra de um veículo elétrico.
Aproveite e veja: BYD vende 7 em cada 10 veículos elétricos no Brasil: qual segredo do sucesso?
O que esperar dos veículos elétricos nos próximos anos?
Bem, com a crescente adesão do mercado global aos carros elétricos, é possível que o cenário passe por grandes alterações em breve, como por exemplo:
- Aumento da competitividade entre as marcas que, possivelmente, resultará em condições melhores de compra (como é o caso do efeito BYD)
- Carros mais acessíveis e para diferentes gostos ou estilos
- Mais assistência especializada para esse tipo de veículo, incluindo novos pontos públicos de carregamento de mais fácil acesso
E o que isso quer dizer? Que a tendência é que, muito em breve, se torne mais fácil comprar um veículo elétrico. Melhor dizendo, o fundador da Eletricar e criador de conteúdo da fintech Klubi, Mateus Afonso, explica que:
“O segmento vem se atualizando muito rapidamente e os veículos devem ficar cada vez melhores, assim como as condições para compra […] Nesse momento, o mais importante é começar a considerar a troca do modelo à combustão pelo elétrico até o final da década, além, é claro, de começar a reservar o investimento que pretende fazer.”
Dessa forma, pode ser a hora de começar a cogitar a troca e se programar para ela. É preciso dizer que essa evolução não coloca fim nos carros a combustão, mas também não dá para negar que a eletrificação abre portas para um futuro extremamente interessante.
Aproveite para conferir: Veja a lita dos 10 hatches mais vendidos do Brasil em 2024 até agora