Será que ainda vale ter um Ford EcoSport como primeiro SUV?

Com a popularidade dos SUVs, muitas pessoas consideram o Ford EcoSport como uma opção para seu primeiro veículo dessa categoria. Apesar de já ter saído de linha e a Ford não ter mais fabricação ainda pode ser uma boa opção, mas é preciso cautela. 

Vale a pena ter um Ford EcoSport como primeiro SUV? Foto: Divulgação

 

Vale a pena ter um Ford EcoSport como primeiro SUV? Foto: Divulgação

 

Vale a pena comprar um Ford EcoSport como primeiro SUV

O Ford EcoSport tem sido reconhecido por sua capacidade de enfrentar diversos tipos de terreno, oferecendo uma experiência de condução confiante e confortável. 

Além disso, a reputação da Ford (mesmo após sua saída do País) em termos de durabilidade e confiabilidade pode ser um ponto a favor para aqueles que buscam um veículo resistente e de baixa manutenção.

As últimas versões do SUV foram as seguintes:

  • SE Direct 1.5 AT (PcD)
  • SE 1.5, SE 1.5 AT
  • Freestyle 1.5
  • Freestyle 1.5 AT
  • Titanium Plus 1.5 AT 
  • Storm 2.0 4WD AT

Além delas, outras versões ao longo dos quase 18 anos de mercado. Mas a pergunta que não quer calar: ainda vale a pena comprar um EcoSport?

A resposta é sim e não.

Sim, mas vai depender do ano de fabricação e principalmente do câmbio. As primeiras versões do SUV não são recomendadas, pois podem apresentar defeitos graves e as peças nem sempre são fáceis de encontrar. 

Além disso, houve algumas chamadas de recall para corrigir alguns defeitos, como a substituição do fluido de freio do veículo, que poderia falhar na hora da frenagem. 

E falando do câmbio, a Ford não acertou com o Powershift. Este câmbio presente na segunda geração do SUV não é dos melhores. Tudo por conta do módulo TCM, que controla as funções da dupla embreagem Getrag, cuja função é suavizar o funcionamento da caixa. 

Com o tempo (às vezes nem com ele), aparecem os primeiros problemas como ruídos, trepidações, superaquecimento, falha nas trocas de marcha e até o travamento do câmbio. 

Agora, se você optar por uma versão mais nova, com câmbio manual e com as revisões em dia, terá um bom carro, confortável, relativamente econômico, visto seu tamanho e espaçoso. 

No entanto, é importante considerar que o mercado de SUVs tem evoluído, com a introdução de novas tecnologias e opções mais eficientes em termos de consumo de combustível. 

Interior EcoSport - Foto: Divulgação

 

Interior EcoSport – Foto: Divulgação

 

Números do Ford EcoSport

O Ford EcoSport foi lançado do mercado brasileiro em 2003 e descontinuado em 2021, com a saída da montadora do país. Foram duas gerações e mais de 1,2 milhões de unidades produzidas em Camaçari, região metropolitana de Salvador-BA. 

Atualmente é o SUV usado mais vendido. Em novembro, foram 11.785 unidades vendidas, segundo a Fenabrave. 

Quanto aos preços, o cenário é bem amplo. Você tem versões mais baratas, como a primeira de 2003 (XL 1.6 8V) a partir de R$ 17.904 (tabela Fipe), até R$ 88.990 para a versão Storm 2.0 16V 4×4 ano 2021. 

Na prática, você pode encontrar modelos mais baratos e até mais caros, dependendo do estado de conservação, quilometragem, entre outros fatores. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar