Será que ainda vale ter um Ford EcoSport como primeiro SUV?

Vai comprar seu primeiro SUV? Considerou o Ford EcoSport por estar mais barato que os concorrentes? Veja se é uma boa opção.

Com a popularidade dos SUVs, muitas pessoas consideram o Ford EcoSport como uma opção para seu primeiro veículo dessa categoria. Apesar de já ter saído de linha e a Ford não ter mais fabricação ainda pode ser uma boa opção, mas é preciso cautela. 

Vale a pena ter um Ford EcoSport como primeiro SUV? Foto: Divulgação

 

Vale a pena ter um Ford EcoSport como primeiro SUV? Foto: Divulgação

 

Vale a pena comprar um Ford EcoSport como primeiro SUV

O Ford EcoSport tem sido reconhecido por sua capacidade de enfrentar diversos tipos de terreno, oferecendo uma experiência de condução confiante e confortável. 

Além disso, a reputação da Ford (mesmo após sua saída do País) em termos de durabilidade e confiabilidade pode ser um ponto a favor para aqueles que buscam um veículo resistente e de baixa manutenção.

As últimas versões do SUV foram as seguintes:

  • SE Direct 1.5 AT (PcD)
  • SE 1.5, SE 1.5 AT
  • Freestyle 1.5
  • Freestyle 1.5 AT
  • Titanium Plus 1.5 AT 
  • Storm 2.0 4WD AT

Além delas, outras versões ao longo dos quase 18 anos de mercado. Mas a pergunta que não quer calar: ainda vale a pena comprar um EcoSport?

A resposta é sim e não.

Sim, mas vai depender do ano de fabricação e principalmente do câmbio. As primeiras versões do SUV não são recomendadas, pois podem apresentar defeitos graves e as peças nem sempre são fáceis de encontrar. 

Além disso, houve algumas chamadas de recall para corrigir alguns defeitos, como a substituição do fluido de freio do veículo, que poderia falhar na hora da frenagem. 

E falando do câmbio, a Ford não acertou com o Powershift. Este câmbio presente na segunda geração do SUV não é dos melhores. Tudo por conta do módulo TCM, que controla as funções da dupla embreagem Getrag, cuja função é suavizar o funcionamento da caixa. 

Com o tempo (às vezes nem com ele), aparecem os primeiros problemas como ruídos, trepidações, superaquecimento, falha nas trocas de marcha e até o travamento do câmbio. 

Agora, se você optar por uma versão mais nova, com câmbio manual e com as revisões em dia, terá um bom carro, confortável, relativamente econômico, visto seu tamanho e espaçoso. 

No entanto, é importante considerar que o mercado de SUVs tem evoluído, com a introdução de novas tecnologias e opções mais eficientes em termos de consumo de combustível. 

Interior EcoSport - Foto: Divulgação

 

Interior EcoSport – Foto: Divulgação

 

Números do Ford EcoSport

O Ford EcoSport foi lançado do mercado brasileiro em 2003 e descontinuado em 2021, com a saída da montadora do país. Foram duas gerações e mais de 1,2 milhões de unidades produzidas em Camaçari, região metropolitana de Salvador-BA. 

Atualmente é o SUV usado mais vendido. Em novembro, foram 11.785 unidades vendidas, segundo a Fenabrave. 

Quanto aos preços, o cenário é bem amplo. Você tem versões mais baratas, como a primeira de 2003 (XL 1.6 8V) a partir de R$ 17.904 (tabela Fipe), até R$ 88.990 para a versão Storm 2.0 16V 4×4 ano 2021. 

Na prática, você pode encontrar modelos mais baratos e até mais caros, dependendo do estado de conservação, quilometragem, entre outros fatores. 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA