Será que ainda vale ter um Fiat Uno como primeiro carro?

O Fiat Uno é conhecido na internet como um mini tanque de guerra, mas será que vale a pena como primeiro carro? Entenda!

Não só como primeiro carro, mas também como segundo ou terceiro. Não é vergonha ter um Fiat Uno, muito pelo contrário.

Muitos saudosistas desse pequeno “tanque de guerra” (inclusive eu) acreditam na seguinte frase: não se produzem mais carros como o Uno quadrado.  

Vale a pena comprar um Fiat Uno como primeiro carro? Foto: Divulgação

 

Vale a pena comprar um Fiat Uno como primeiro carro? Foto: Divulgação

 

Vale a pena comprar um Fiat Uno

Sabe aqueles vídeos do Uno subindo ladeira com lama até no teto? São reais e estão aí para provar que o posto de segundo carro mais vendido da história do Brasil (atrás apenas do Gol) não é dele à toa. 

Atualmente, figura entre os mais comercializados, com 33.563 unidades em novembro, de acordo com dados da Fenabrave, entre os usados.

Eu nunca tive um Uno, mas já dirigi mais de um e posso dizer: a direção não é das mais suaves, como os atuais 1.0 com direção elétrica. Você vai ter que fazer uma forcinha a mais se estiver acostumado. 

No mais, ele desenvolve bem, principalmente na descida, oferece um bom espaço, mas não espere muito conforto. O quadrado até tem um espaço bacana para esticar um pouco. Já o menor vai gerar uma dificuldade para condutores com mais de 1,85 m de altura. 

E o que falam de ser um veículo econômico, também está certo. Ambas as gerações são reconhecidas por sua eficiência de combustível. 

O Uno Mille Fire Economy, a última versão do quadrado, faz 15 km/l. Já entre a nova geração, o Way e Attractive chegam a fazer 16,2 km/l na estrada com gasolina. 

Quanto aos custos de manutenção também não há o que se preocupar. Isso pode ser atraente para quem busca uma opção mais econômica para as despesas iniciais. 

Uno Mille - Foto: Reprodução/ Internet

 

Uno Mille – Foto: Reprodução/ Internet

 

Além disso, devido ao tamanho compacto do carro, é mais ágil em ambientes urbanos e pode ser mais fácil de estacionar, o que é um bom ponto para motoristas inexperientes.

Por outro lado, é importante considerar que o Uno foi descontinuado pela Fiat. A primeira em 2013 e a segunda em 2021. No futuro, pode não ser tão fácil encontrar peças para seu companheiro. 

Por fim temos a segurança. O Uno quadrado não tem freios ABS ou outros recursos que chegaram ao mercado mais tarde. As mais novas versões até oferecem freios ABS e airbags, porém estão longe das tecnologias atuais. 

R$ entre 10 mil a 80 mil

A disparidade de preços é algo relevante em relação ao preço dos Fiat Uno. Se você optou por este carro, o que vai mandar na compra é o seu bolso, já que é possível encontrar exemplares de “todo preço”. 

Você terá modelos mais antigos e rodando a partir de R$ 10 mil para o modelo antigo. Enquanto a versão de despedida é encontrada por mais de 80 mil. 

A última versão, a Fire Economy 1.0 (Flex) 4p, por exemplo, é tabelada (FIPE) por R$ 25.930. 

Uma versão mais recente, a Attractive sai por R$ 49.567 (FIPE) e a mais cara, Ciao 1.3 é tabelada a R$ 84.990. 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA