Rampage, Ranger nova geração, e Silverado: será o fim das picapes mais tradicionais do País?

O mercado de automóveis no país passa por mudanças atualmente, sobretudo no que diz respeito às picapes. Com as recentes novidades do segmento, seria esse o momento de rever os modelos mais tradicionais?

Rampage, Ranger nova geração, e Silverado: será o fim das picapes mais tradicionais do País?
Laramie é uma das versões da nova Ram Rampage (Foto: Divulgação)

Fim das picapes tradicionais?

O novo movimento das principais montadoras em atuação no mercado brasileiro levanta a possibilidade de alteração no perfil das principais picapes oferecidas por aqui muito em breve.

Recentemente montadoras como Ram, Ford e Chevrolet, anunciaram novidades em modelos como: Rampage, Ranger e Silverado, respectivamente.

VEJA TAMBÉM

O que todos eles têm em comum? Um perfil moderno de picapes de médio e grande porte que pode ser o futuro não só da categoria, mas do setor de veículos como um todo no Brasil.

Rampage, Ranger nova geração, e Silverado: será o fim das picapes mais tradicionais do País?
Ford Ranger 2024 (Foto: Divulgação)

Novas picapes

O perfil de ”picape moderna” que tem tudo para redefinir o setor no país, tem algumas características indispensáveis: comodidade, conforto, tecnologia avançada e força.

A estratégia das principais montadoras do país de direcionar suas atenções para lançamentos de picapes de extrema qualidade e de diferentes perfis, aponta para um novo momento no setor.

Nos próximos períodos, a tendência é que o segmento de picapes evidencie um crescimento de vendas como nunca visto, já que as fabricantes decidiram ”entrar de cabeça” na onda com a produção de modelos com níveis de qualidade nunca antes visto.

A nova proposta se baseia em um movimento já vivido por outras categorias de veículos no país, que buscam se adequar ao gosto cada vez mais refinado do brasileiro em relação aos automóveis, mesmo que isso signifique pagar mais.

Nesse sentido, Ram Rampage, Ford Ranger e Chevrolet Silverado (ainda aguardada), entregam ou prometem, exclusividade, potência, conforto, robustez e tecnologias inovadoras para alçar as picapes contemporâneas à condição de principais regentes do setor muito brevemente.

Picapes em 2023

Até o momento, 2023 vem sendo um ano promissor para as picapes, sobretudo de médio e grande porte.

Nesse sentido, modelos como Fiat Toro, Toyota Hilux e Chevrolet S10 são os principais responsáveis por emplacamentos, sem contar a atuação tradicionalmente superior de modelos como Chevrolet Montana, Volkswagen Saveiro, e claro, Fiat Strada, líder geral de vendas no país.

Rampage, Ranger nova geração, e Silverado: será o fim das picapes mais tradicionais do País?
Chevrolet Silverado terá versão exclusiva até o fim do ano (Foto: Divulgação)

Strada protagoniza o segmento

Se por um lado, a tendência aponta para redirecionamentos no segmento de picapes no país, por outro, os modelos tradicionais ainda estão muito bem representadas.

Uma prova disso é o sucesso da Fiat Strada, principal modelo em emplacamentos do Brasil em 2023.

No acumulado do ano até aqui, foram 41.539 vendas até maio deste ano. No último mês, a Strada foi mais uma vez o veículo mais vendido entre todas as categorias, com 9.716 unidades comercializadas.

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar