Será este o próximo carro elétrico da GWM para o Brasil?
Após entregar seus primeiros veículos aos compradores mais um carro elétrico da GWM deve chegar ao mercado nacional.
Após entregar os modelos do Haval H6 para seus primeiros clientes no Brasil, a GWM deve dar novas notícias ao público brasileiro. A primeira é o lançamento em 2024 de uma picape (a Poer) e a segunda é a chegada no mercado de mais um carro elétrico da marca, e é este o alvo da nossa matéria.
Haval H4 Jolion – carro elétrico da GWM pode ser segundo carro da marca no Brasil
O Haval H4 Jolion é um SUV médio menor que o H6 que vai brigar com dois modelos já consolidados no mercado atual: o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, mas também pode tirar mercado de outros nichos, como o Chery Tiggo 8 e até alguns da BYD, como SONG, TAN e o Yuan. Se contar alguns não eletrificados, a lista aumenta.
E é em um mercado tão competitivo que o Haval H4 Jolion vai ter que mostrar seus “dotes”, que incluem motorização de respeito, autonomia, tecnologia de ponta e custo-benefício.
Será o suficiente para vencer a desconfiança dos chineses e conquistar o coração do brasileiro?
Os chineses querem conhecer o caminho para despertar esse amor. Começando pela motorização: são dois motores, o principal é 1.5 que sozinho entrega 150 cv de potência, acrescido de um motor elétrico de 40 cv, que geram uma potência combinada de 190 cv torque de 38,2 kgfm. A título de comparação, o Jeep Compass 4xe, de sistema híbrido plug-in entrega 180 cv.
Possivelmente, a transmissão do SUV chinês será automática, com dupla embreagem de 7 velocidades. Nada mal, principalmente porque na categoria ainda é possível encontrar opções com câmbio manual, o que certamente lhe dará uma certa vantagem.
O design é bem futurista, mas apaixonante, com destaque para a grade frontal com detalhes cromados. O conjunto de luzes compostas por faróis de LED completam o visual arrojado do SUV. Entre os itens de série estão ar condicionado automático, central multimídia com tela touch de 12,3 polegadas, Head-up display, carregador por indução para celulares, etc.
Quanto vai sair essa paixonite? O preço especulado é de R$ 180 mil para a versão de entrada do Haval H4 Jolion.
Poer Cannon chega em 2024
Outro amor distante é a Poer Cannon. A picape também será uma aposta da GWM para o começo do ano que vem. Produzida na fábrica de Iracemápolis (SP) na mesma plataforma do Haval H6, a grandona também não vai ter vida fácil. Ela vai competir com Ford Ranger, Toyota Hilux, GM S10, Nissan Frontier e VW Amarok.
O diferencial da Poer vai ser seu conjunto híbrido flex desenvolvido em parceria com a Bosch, que proporciona não só força, como também maior economia de combustível. Pode esperar que essa caminhonete terá um dos melhores custo-benefício do mercado.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.