Após entregar os modelos do Haval H6 para seus primeiros clientes no Brasil, a GWM deve dar novas notícias ao público brasileiro. A primeira é o lançamento em 2024 de uma picape (a Poer) e a segunda é a chegada no mercado de mais um carro elétrico da marca, e é este o alvo da nossa matéria.
Haval H4 Jolion – carro elétrico da GWM pode ser segundo carro da marca no Brasil
O Haval H4 Jolion é um SUV médio menor que o H6 que vai brigar com dois modelos já consolidados no mercado atual: o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, mas também pode tirar mercado de outros nichos, como o Chery Tiggo 8 e até alguns da BYD, como SONG, TAN e o Yuan. Se contar alguns não eletrificados, a lista aumenta.
E é em um mercado tão competitivo que o Haval H4 Jolion vai ter que mostrar seus “dotes”, que incluem motorização de respeito, autonomia, tecnologia de ponta e custo-benefício.
VEJA TAMBÉM
Será o suficiente para vencer a desconfiança dos chineses e conquistar o coração do brasileiro?
Os chineses querem conhecer o caminho para despertar esse amor. Começando pela motorização: são dois motores, o principal é 1.5 que sozinho entrega 150 cv de potência, acrescido de um motor elétrico de 40 cv, que geram uma potência combinada de 190 cv torque de 38,2 kgfm. A título de comparação, o Jeep Compass 4xe, de sistema híbrido plug-in entrega 180 cv.
Possivelmente, a transmissão do SUV chinês será automática, com dupla embreagem de 7 velocidades. Nada mal, principalmente porque na categoria ainda é possível encontrar opções com câmbio manual, o que certamente lhe dará uma certa vantagem.
O design é bem futurista, mas apaixonante, com destaque para a grade frontal com detalhes cromados. O conjunto de luzes compostas por faróis de LED completam o visual arrojado do SUV. Entre os itens de série estão ar condicionado automático, central multimídia com tela touch de 12,3 polegadas, Head-up display, carregador por indução para celulares, etc.
Quanto vai sair essa paixonite? O preço especulado é de R$ 180 mil para a versão de entrada do Haval H4 Jolion.
Poer Cannon chega em 2024
Outro amor distante é a Poer Cannon. A picape também será uma aposta da GWM para o começo do ano que vem. Produzida na fábrica de Iracemápolis (SP) na mesma plataforma do Haval H6, a grandona também não vai ter vida fácil. Ela vai competir com Ford Ranger, Toyota Hilux, GM S10, Nissan Frontier e VW Amarok.
O diferencial da Poer vai ser seu conjunto híbrido flex desenvolvido em parceria com a Bosch, que proporciona não só força, como também maior economia de combustível. Pode esperar que essa caminhonete terá um dos melhores custo-benefício do mercado.