Sensor de ponto cego poderá ser obrigatório nos carros; saiba por que

Sensor de ponto cego pode se tornar item obrigatório nos veículos nacionais
Sensor de ponto cego pode se tornar item obrigatório nos veículos nacionais (Foto: reprodução)

Um projeto de lei de autoria da senadora Eliziane Gama, do Cidadania-MA, propõe a obrigatoriedade de alertas de ponto cego nos veículos, com o intuito de reduzir acidentes. A senadora usou como base um estudo feito nos Estados Unidos que conclui que o uso do sistema reduz em 14% as chances de acidentes, veja os detalhes.

Sensor de ponto cego pode se tornar item obrigatório nos veículos nacionais
Sensor de ponto cego pode se tornar item obrigatório nos veículos nacionais (Foto: Freepik)

Alerta de ponto cego: item pode ser obrigatório para aumentar a segurança

Com o avanço tecnológico, os veículos ficaram mais seguros com o passar dos anos. Desde a obrigatoriedade do cinto de segurança, que se tornou lei somente em 1994, bem como a adoção de airbags, de forma mais recente.

No entanto, além dos itens obrigatórios por lei, diversos outros sistemas são implementados pelas montadoras, tudo para deixar a condução mais segura, tanto para o motorista e passageiro, bem como para outros veículos e pedestres ao redor.

VEJA TAMBÉM

Exemplos desses equipamentos são os sensores de objetos e pedestres na via, frenagem automática de emergência e o alerta de ponto cego. No entanto, esse último, pode deixar de ser um opcional e passar a ser obrigatório nos veículos nacionais.

O alerta de ponto cego identifica a existência de outros veículos, pessoas ou objetos nas áreas não cobertas pelos espelhos retrovisores. O alerta é feito por luzes nos retrovisores externos ou no painel.

Em determinados casos, o sistema é complementado por uma câmera externa, que espelha no painel de controle ou central multimídia do veículo, o campo de visão para o motorista.

Projeto de lei é de autoria da senadora Eliziane Gama do Cidadania-MA

A obrigatoriedade do item faz parte do projeto de lei apresentado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). O  PL 673/2022  insere a exigência no Código Brasileiro de Trânsito, com o objetivo de tornar os automóveis mais seguros e reduzir os acidentes.

Para basear o argumento e a obrigatoriedade do item, a senadora aponta que uma pesquisa do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), organização de segurança veicular dos Estados Unidos, estima que a detecção de pontos cegos reduz em 14% os acidentes de mudança de faixa.

Sensor de ponto cego pode se tornar item obrigatório nos veículos nacionais
Estudo estima que o equipamento reduz a chances de acidentes em 14% (Foto: Reprodução)

De acordo com Eliziane, a inclusão do equipamento como item obrigatório não afetará significativamente os preços dos automóveis, uma vez que a aquisição desse tipo de dispositivo tem um valor, para alguns modelos, inferior a R$ 400.

“Acredito que a adoção dos sensores de ponto cego como equipamento obrigatório nos veículos automotores contribuirá para a redução do número de acidentes em nossas vias, tendo em vista que esse dispositivo auxiliará os motoristas na condução segura dos veículos”, argumenta a senadora.

Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir o cronograma para exigência do alerta de ponto cego nos veículos em circulação no país.

O projeto será analisado por comissões temáticas da Casa e precisa ser aprovado pelo Senado e pela Câmara antes de ser encaminhado à sanção.

Sensor de ponto cego pode se tornar item obrigatório nos veículos nacionais
O projeto ainda será analisado por comissões temáticas da Casa (Foto: Freepik)

Fonte: Agência Senado

 

 

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar