Senai tem novo projeto para a produção de baterias de íons lítio no Brasil
Senai tem novo projeto para a produção de baterias de íons lítio no Brasil. Veja como vai funcionar e as empresas parceiras.
Em um cenário de crescente demanda por energia limpa e sustentável, o Senai dá um passo crucial para a produção de baterias de íons de lítio no Brasil. O projeto do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica quer transformar o setor automotivo e energético do país.
Senai tem novo projeto para a produção de baterias de íons lítio no Brasil
Ao longo de 3 anos, o projeto será desenvolvido em uma planta piloto no Campus da Indústria no Paraná. Além da instituição, também contará com a participação de 27 empresas, incluindo Petrobras, Stellantis, Volkswagen, GM, WEG, TUPY, CBA e CNH.
Segundo comunicado enviado à imprensa, a aliança industrial vai desenvolver toda a cadeia de valor, desde a mineração até a fabricação de componentes.
“Unir forças para alcançar a independência tecnológica na produção dessas baterias que são essenciais para dispositivos eletrônicos, veículos elétricos e híbridos está entre um dos principais objetivos do projeto”, ressalta o comunicado.
Com um investimento total de R$ 68,8 milhões, o projeto será financiado pelo programa Rota 2030 do Senai Nacional e da Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, contando também com a contrapartida das empresas participantes.
Segundo Marcos Berton, pesquisador-chefe do ISI em Eletroquímica, atualmente o Brasil é 100% dependente da importação das baterias. Com esse cenário em mente, as empresas que atuam aqui estão engajadas em obter o domínio tecnológico da produção de células de íons-lítio nas geometrias cilíndrica e prismática.
“Todos entenderam que é estratégia de Estado ter o domínio tecnológico da produção de células de íons-lítio e, ao mesmo tempo, apoiar no desenvolvimento da cadeia de valor, que passa pela mineração, pela transformação de minerais em metais e compostos químicos, o refino e a fabricação de componentes”, explica.
A colaboração conjunta visa elevar os níveis de maturidade tecnológica (TRL) e de fabricação (MRL) para próximo da escala industrial.
Leia também:
Stellantis tem nova aliança para desenvolver tecnologia avançada de célular de bateria
Para Berton os desafios são grandes, no entanto os objetivos estão claros: reduzir a dependência de importações, fortalecer a economia nacional e colocar o Brasil na vanguarda da tecnologia de baterias de íons-lítio.
“Este projeto estruturante não só posiciona o Paraná e o Brasil como pioneiros na produção de baterias de íons-lítio, mas também impulsiona a competitividade do setor automotivo nacional, alavancando a economia e criando um futuro mais sustentável”, finaliza.
O que são baterias de íons de lítio?
As baterias de íons de lítio, também conhecida como Li-ion, são um tipo de bateria recarregável que se tornaram extremamente populares nos últimos anos devido à sua alta densidade de energia, vida útil e baixo índice de autodescarga.
São usadas em smartphones, notebooks, demais eletrônicos e nos carros elétricos/ híbridos.
Funciona por meio do movimento dos íons de lítio entre dois eletrodos: o ânodo e o cátodo. Durante a descarga, os íons de lítio fluem do ânodo para o cátodo, liberando a energia elétrica para o funcionamento dos carros. Durante a carga, o processo se inverte, com os íons de lítio se movendo de cátodo para ânodo.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.