Senai tem novo projeto para a produção de baterias de íons lítio no Brasil

Senai tem novo projeto para a produção de baterias de íons lítio no Brasil. Veja como vai funcionar e as empresas parceiras.

Em um cenário de crescente demanda por energia limpa e sustentável, o Senai dá um passo crucial para a produção de baterias de íons de lítio no Brasil. O projeto do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica quer transformar o setor automotivo e energético do país. 

Senai tem novo projeto para a produção de baterias de íons lítio no Brasil - Foto: divulgação
Senai tem novo projeto para a produção de baterias de íons lítio no Brasil – Foto: divulgação

Senai tem novo projeto para a produção de baterias de íons lítio no Brasil

Ao longo de 3 anos, o projeto será desenvolvido em uma planta piloto no Campus da Indústria no Paraná. Além da instituição, também contará com a participação de 27 empresas, incluindo Petrobras, Stellantis, Volkswagen, GM, WEG, TUPY, CBA e CNH. 

Segundo comunicado enviado à imprensa, a aliança industrial vai desenvolver toda a cadeia de valor, desde a mineração até a fabricação de componentes.

“Unir forças para alcançar a independência tecnológica na produção dessas baterias que são essenciais para dispositivos eletrônicos, veículos elétricos e híbridos está entre um dos principais objetivos do projeto”, ressalta o comunicado.

Com um investimento total de R$ 68,8 milhões, o projeto será financiado pelo programa Rota 2030 do Senai Nacional e da Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, contando também com a contrapartida das empresas participantes. 

Segundo Marcos Berton, pesquisador-chefe do ISI em Eletroquímica, atualmente o Brasil é 100% dependente da importação das baterias. Com esse cenário em mente, as empresas que atuam aqui estão engajadas em obter o domínio tecnológico da produção de células de íons-lítio nas geometrias cilíndrica e prismática. 

“Todos entenderam que é estratégia de Estado ter o domínio tecnológico da produção de células de íons-lítio e, ao mesmo tempo, apoiar no desenvolvimento da cadeia de valor, que passa pela mineração, pela transformação de minerais em metais e compostos químicos, o refino e a fabricação de componentes”, explica.

A colaboração conjunta visa elevar os níveis de maturidade tecnológica (TRL) e de fabricação (MRL) para próximo da escala industrial. 

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Para Berton os desafios são grandes, no entanto os objetivos estão claros: reduzir a dependência de importações, fortalecer a economia nacional e colocar o Brasil na vanguarda da tecnologia de baterias de íons-lítio.

“Este projeto estruturante não só posiciona o Paraná e o Brasil como pioneiros na produção de baterias de íons-lítio, mas também impulsiona a competitividade do setor automotivo nacional, alavancando a economia e criando um futuro mais sustentável”, finaliza.  

O que são baterias de íons de lítio?

As baterias de íons de lítio, também conhecida como Li-ion, são um tipo de bateria recarregável que se tornaram extremamente populares nos últimos anos devido à sua alta densidade de energia, vida útil e baixo índice de autodescarga. 

São usadas em smartphones, notebooks, demais eletrônicos e nos carros elétricos/ híbridos

Funciona por meio do movimento dos íons de lítio entre dois eletrodos: o ânodo e o cátodo. Durante a descarga, os íons de lítio fluem do ânodo para o cátodo, liberando a energia elétrica para o funcionamento dos carros. Durante a carga, o processo se inverte, com os íons de lítio se movendo de cátodo para ânodo.

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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