Semana Nacional do Trânsito: saiba tudo sobre a importância da data no Brasil

Semana Nacional do trânsito acontece entre os dias 17 e 27 de setembro
Semana Nacional do trânsito acontece entre os dias 17 e 27 de setembro (Foto: Freepik)

Desde o último dia 17/09, acontece a Semana Nacional do Trânsito. Nela, acontecem ações para conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas e pedestres em todo o país. Veja algumas informações sobre a SNT!

Semana Nacional do trânsito acontece entre os dias 17 e 27 de setembro
Semana Nacional do trânsito 2021 tem o tema de “Juntos Salvamos Vidas” (Foto: Freepik)

A Semana Nacional do Trânsito

Desde 1994, acontece a Semana Nacional do Trânsito. Nela, pautas e ações relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica no trânsito e outros aspectos, são discutidos. Veja abaixo algumas curiosidades sobre a Semana Nacional do Trânsito:

Quando começou

A semana acontece desde 1997 através do artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  Desde então, ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano, porém, será celebrada entre 17 e 27 de setembro. A intenção é promover, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro.

Como se define a campanha anual

A campanha anual é definida através da Secretaria Nacional de Trânsito, que dispõe de uma consulta pública e uma tomada de subsídios para que a sociedade possa participar e sugerir frases que serão usadas para o próximo ano.

A partir disso, a Câmara Temática de Educação e Saúde analisa todas as sugestões e formula uma frase que será votada internamente e posteriormente encaminhada para análise no Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em seguida, a frase é aprovada e regulamentada pelo órgão e publicada no Diário Oficial da União.

Veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

O tema da SNT em 2021

Aprovada em 13 de setembro de 2021 durante reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a campanha da SNT em 2022 tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”. A iniciativa é parte da estratégia formulada pelo Governo Federal para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos.

Semana Nacional do trânsito acontece entre os dias 17 e 27 de setembro
O tema desse ano visa reduzir o número de mortes no trânsito em 50% (Foto: Pixabay)

De que forma os departamentos de trânsito locais estão envolvidos na campanha

Os Detrans estão envolvidos na campanha anualmente porque fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito. Além de blitz educativas, eles ajudam a divulgar a campanha amplamente nas redes sociais, e geram debates educativos de acordo com a necessidade de cada estado, usando sempre a frase escolhida pelo Contran. Todos os órgãos de trânsito são obrigados a vincular o mote nas campanhas de educação.

Quais foram os temas mais emblemáticos da SNT

Alguns temas abordados pela SNT tiveram um impacto positivo e resultados satisfatórios, tais como Faixa de Pedestre: A vida pede passagem (2000), Álcool e trânsito (2001), Celular: Não fale no trânsito (2002), No Trânsito, somos todos Pedestres (2005), Perceba o risco, proteja a vida (2020).

Como é feita a articulação com a sociedade civil

A articulação com a sociedade civil é feita através das campanhas educativas de trânsito. Além disso, a participação popular pode ocorrer no início da definição do mote da Semana Nacional de Trânsito, nas consultas públicas e tomadas de subsídios.

Semana Nacional do trânsito acontece entre os dias 17 e 27 de setembro
SNT acontece desde 1997 (Foto: Pixabay)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar