Semana com feriado: veja como fica o rodízio na cidade de São Paulo

Com a chegada de mais um feriado em 2023, o primeiro de junho, é comum que a população fique na dúvida sobre o rodízio de veículos na cidade de São Paulo. Veja como fica a operação na capital paulista.

Quinta-feira será celebrado o dia de Corpus Christi em todo o país. O que muda no trânsito? (Foto: Freepik)

São Paulo não terá rodízio nesta quinta (8)

Nesta quinta-feira (8), é celebrado em todo o Brasil o dia de Corpus Christi. Apesar de não ser feriado em todas as partes do país, é um ponto facultativo aderido a nível nacional.

Na cidade de São Paulo, assim como em Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Curitiba, a data é feriado oficial e obviamente muda a rotina da sociedade.

VEJA TAMBÉM

Um dos pontos dessa mudança na capital paulista, por exemplo, é com relação ao trânsito, pois não haverá o rodízio municipal de veículos como ocorreria em uma quinta-feira convencional.

Rodízio municipal

O rodízio municipal de veículo na cidade de São Paulo foi uma medida implementada ainda no fim dos anos 90 para diminuir a emissão de gases poluentes pelos veículos.

Porém, a norma acabou se consolidando com uma ferramenta para a diminuição do trânsito nos grandes centros.

O rodízio acontece de segunda a sexta na capital paulista, a depender do final da placa dos veículos, além de ser fiscalizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Na quinta-feira, caso estivesse valendo, os carros proibidos de circularem pelo chamado Mini Anel Viário entre às 7h e as 10h e entre às 17h e 20h, seriam com finais de placas 7 e 8.

O Mini Anel Viário é formado por pontos como: marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Esccragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Os veículos com os demais finais de placas já estariam liberados de qualquer forma para circular por todos os pontos da principal cidade paulista.

Pontos da capital em que a circulação segue o rodízio de veículos (Foto: Reprodução)

Outras mudanças no trânsito

Além da liberação do rodízio municipal, outros veículos serão permitidos de circularem na quinta-feira (8).

É o caso caminhões e ônibus de fretamento têm restrições de circulação nos dias habituais.

Desta forma, na quinta, estarão liberadas: a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC), a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) e as faixas exclusivas de ônibus para a circulação de carros.

O rodízio e as demais restrições para os veículos voltam a vigorar normalmente na sexta-feira (9).

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
Fechar
Sair da versão mobile