Semana com feriado: veja como fica o rodízio na cidade de São Paulo

Com a chegada de mais um feriado em 2023, o primeiro de junho, é comum que a população fique na dúvida sobre o rodízio de veículos na cidade de São Paulo. Veja como fica a operação na capital paulista.

Semana com feriado: veja como fica o rodízio na cidade de São Paulo
Quinta-feira será celebrado o dia de Corpus Christi em todo o país. O que muda no trânsito? (Foto: Freepik)

São Paulo não terá rodízio nesta quinta (8)

Nesta quinta-feira (8), é celebrado em todo o Brasil o dia de Corpus Christi. Apesar de não ser feriado em todas as partes do país, é um ponto facultativo aderido a nível nacional.

Na cidade de São Paulo, assim como em Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Curitiba, a data é feriado oficial e obviamente muda a rotina da sociedade.

VEJA TAMBÉM

Um dos pontos dessa mudança na capital paulista, por exemplo, é com relação ao trânsito, pois não haverá o rodízio municipal de veículos como ocorreria em uma quinta-feira convencional.

Rodízio municipal

O rodízio municipal de veículo na cidade de São Paulo foi uma medida implementada ainda no fim dos anos 90 para diminuir a emissão de gases poluentes pelos veículos.

Porém, a norma acabou se consolidando com uma ferramenta para a diminuição do trânsito nos grandes centros.

O rodízio acontece de segunda a sexta na capital paulista, a depender do final da placa dos veículos, além de ser fiscalizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Na quinta-feira, caso estivesse valendo, os carros proibidos de circularem pelo chamado Mini Anel Viário entre às 7h e as 10h e entre às 17h e 20h, seriam com finais de placas 7 e 8.

O Mini Anel Viário é formado por pontos como: marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Esccragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Os veículos com os demais finais de placas já estariam liberados de qualquer forma para circular por todos os pontos da principal cidade paulista.

Semana com feriado: veja como fica o rodízio na cidade de São Paulo
Pontos da capital em que a circulação segue o rodízio de veículos (Foto: Reprodução)

Outras mudanças no trânsito

Além da liberação do rodízio municipal, outros veículos serão permitidos de circularem na quinta-feira (8).

É o caso caminhões e ônibus de fretamento têm restrições de circulação nos dias habituais.

Desta forma, na quinta, estarão liberadas: a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC), a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) e as faixas exclusivas de ônibus para a circulação de carros.

O rodízio e as demais restrições para os veículos voltam a vigorar normalmente na sexta-feira (9).

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar