Sem visitas ao posto de gasolina! Novo carro da BYD promete consumo “dos sonhos”
Novo carro da BYD será lançado na China com motor híbrido com autonomia surpreendente. Será que ele vem para o Brasil?
A BYD está dando o que falar. Depois de trazer o Dolphin, modelo elétrico que vendeu mais de 3 mil unidades desde o lançamento no fim do mês passado, a marca anunciou o Seal, sedan elétrico mais barato do país. Agora, o novo carro da BYD para o mercado chinês tem o desempenho de cair o queixo.
Novo carro da BYD pode fazer mais de 26 km por litro
Trata-se de uma versão híbrida do Seal, mas a empresa não revelou muitas informações sobre o sedan. Apesar de já ter começado o marketing da variante, a BYD não detalha mais informações sobre o carro, mas já existem especulações.
A princípio, o modelo deve trazer o mesmo propulsor usado no BYD Song Plus DM-i. O modelo é equipado com motor 1.5 turbo de quatro cilindros, capaz de entregar 110cv e 13,8 kgf/m, e outro motor elétrico de 179 cv e 32,2 kgfm. Juntos, mas não somados, geram 235 cv e 40,8 kgf/m.
Se a marca confirmar esse powretrain (ou outro semelhante), o sedan terá uma média excelente, comparada a do Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid de 30,3 km/l (de acordo com o Inmetro).
Isso porque, o Novo Song Plus híbrido, por exemplo, já tem uma média de 26 km/l. Mas o Seal, por se tratar de um sedan, com uma estrutura mais mais aerodinâmica, esse desempenho deve se aproximar dos 30 km/h.
O Seal híbrido deve vir com uma bateria extra (no caso dele possivelmente de 8,6 kWh). Não há confirmação se será plugin ou carregada pelo próprio carro com a transformação de energia de frenagem e aceleração. O que permite rodar até 100 km só com o motor elétrico.
Você vai gostar: Entre o Dolphin e o Ora, qual carro elétrico merece MAIS seu dinheiro?
O Seal híbrido pode chegar ao Brasil?
Sim, porque não? Os planos da BYD para o Brasil é abrir três fábricas, tanto para a produção de carros, como ônibus e baterias. Recentemente, anunciou a compra da fábrica da Ford em Camaçari- BA, bem como rumores de parceiras com a Stellantis para o desenvolvimento de um polo industrial na região.
Essa fábrica é a única da empresa fora da China. Isso porque ela tem grandes planos para o Brasil. Essa seria uma solução para aquela parcela de proprietários que querem os benefícios dos carros elétricos, mas ainda têm um pé atrás com a eletrificação. Será ainda melhor se ela seguir a tendência de lançar carros mais baratos e cheios de recursos.
Além disso, seria um erro da montadora fazer tamanho investimento sem explorar todas as possibilidades de mercado. O brasileiro está aberto às várias formas de eletrificação e um modelo BBB (Bom, Bonito e Barato) vai fazer toda a diferença na escolha.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.