SEM ESPAÇO! Pátio da Volkswagen está LOTADO e marca INTERROMPE produção

Os carros não deixam os pátios da montadora? Entenda aqui porque a Volkswagen suspende a produção de novos veículos no Brasil.

Mesmo com o mercado aquecido após a medida do carro popular, a Volkswagen suspende a produção de novos veículos em suas fábricas nacionais. A decisão, que afeta milhares de trabalhadores, é temporária e foi tomada em meio a pátios lotados de veículos ainda por vender.

Volkswagen suspende a produção de novos veículos (Imagem: Divulgação/VW)

Pátios cheios, fábricas vazias: Volkswagen suspende produção de novos veículos em suas unidades

Desde o início de junho a Volkswagen tem anunciado a suspensão temporária da produção de novos carros em suas fábricas no Brasil. Com duração limitada, adotou-se a medida em meio à liberação dos recursos federais para incentivar a indústria.

Dos 500 milhões de reais destinados à medida do carro popular, a VW solicitou até agora R$ 60 milhões. Deste total, o governo já liberou cerca de R$ 420 milhões.

No entanto, as vendas não têm sido suficientes para limpar os estoques da montadora. Isto é o que nos mostra não apenas essa decisão de paralisar a produção, mas também as imagens exclusivas feitas pelo Globocop e divulgadas pelo portal G1.

Nelas podemos ver os pátios da unidade de São Bernardo dos Campos, no ABC paulista, cheios de veículos prontos, apenas aguardando vendas.

VW adotou suspensão por conta de “estagnação do mercado”

Em suas notas oficiais, a Volkswagen não comentou se há relação entre a medida do governo e as paralisações em sua produção.

No entanto, ela justificou-se dizendo que tomou a decisão  principalmente por causa da “estagnação do mercado”, indicando a dificuldade em desaguar as unidades já produzidas.

Além disso, a VW também informou que todas as dispensas temporárias e flexibilização da jornada de trabalho foram feitas de acordo com normas previstas no acordo coletivo firmado” com os trabalhadores e sindicatos.

Fábricas VW que tiveram atividades suspensas temporariamente

A fábrica de São José dos Pinhais – PR dispensou os trabalhadores de um turno desde o dia 5 de Junho.  A previsão é que retornem às suas funções dentro de 2 a 5 meses. Esta unidade é a responsável pela produção do T-Cross, um dos principais modelos da marca.

Outro turno, por sua vez, foi liberado sob regime de banco de horas na segunda, dia 26 de Junho, e retornará sexta, dia 30.

Já a unidade de Taubaté – SP, que fabrica o Polo Track e o Novo Polo, adotará o mesmo sistema – suspensão durante essa semana  – de 26 a 30 de Junho – e banco de horas.

Por fim, sua unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo – SP, colocou os funcionários em férias coletivas desde de dez dias desde o dia 10 de Junho. Ela é responsável pelo Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro.

Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

wpDiscuz
Sair da versão mobile