Seguros e acessíveis: 4 SUVs mais baratos com mais estrelas Latin NCAP que o Yaris Cross

O Toyota Yaris Cross recebeu 2 estrelas no Latin NCAP. Conheça 4 SUVs mais baratos e mais seguros que oferecem maior proteção no mesmo segmento.

A decepção do Toyota Yaris Cross no Latin NCAP, com a obtenção de apenas duas estrelas, gerou um alerta no mercado de SUVs. O modelo, que chega com preço inicial a partir de R$ 161.390, se posiciona em uma faixa de preço onde concorrentes diretos e até mais acessíveis oferecem padrões de segurança significativamente superiores.

4 SUVs mais baratos com mais estrelas Latin NCAP que o Yaris Cross

Enquanto o Yaris Cross falhou em itens básicos, como o interruptor de airbag do passageiro e a proteção marginal do peito do motorista, outros utilitários esportivos disponíveis no Brasil provaram, nos mesmos testes, que é possível combinar preço competitivo e alta segurança.

Listamos quatro SUVs que, com valores similares ou inferiores ao Yaris Cross, garantiram classificações de segurança de 4 ou 5 estrelas no Latin NCAP, conforme dados da FENABRAVE e do próprio instituto.

1. Volkswagen T-Cross (5 Estrelas)

O SUV mais vendido do Brasil se mantém como referência em segurança. O T-Cross obteve a nota máxima do Latin NCAP, resultado que contrasta diretamente com o desempenho do Yaris Cross.

Foto: Divulgação

 

Detalhe de Segurança T-Cross Yaris Cross
Estrelas Latin NCAP 5 estrelas 2 estrelas
Proteção Adultos 92% 77%
Proteção Crianças 90% 69%
Preço Inicial (Aprox.) R$ 119.990 (versões de entrada) R$ 161.390

Vantagem: O T-Cross é um dos veículos mais seguros do país e suas versões de entrada são consideravelmente mais baratas que a versão base do Yaris Cross.

2. Volkswagen Nivus (5 Estrelas)

Compartilhando a plataforma MQB com o T-Cross, o Nivus também alcançou a classificação máxima de 5 estrelas em sua avaliação pelo Latin NCAP. Embora o teste tenha sido realizado antes de sua reestilização, o modelo demonstrou alta proteção estrutural.

  • Estrelas Latin NCAP: 5 estrelas

  • Proteção Adultos (Referência): 92%

  • Preço Inicial (Aprox.): Versões de entrada na faixa de R$ 130.000 (valor inferior ao Yaris Cross).

Vantagem: Oferece excelente proteção e um design coupe atraente por um valor de mercado mais acessível do que o SUV híbrido da Toyota.

Foto: Divulgação

3. Chevrolet Tracker (5 Estrelas)

O SUV da Chevrolet, que frequentemente disputa a liderança de vendas, também se destaca por seu alto nível de segurança. Em sua avaliação, o Tracker (que utiliza 6 airbags desde as versões de entrada) garantiu as 5 estrelas.

  • Estrelas Latin NCAP: 5 estrelas

  • Proteção Adultos (Referência): Pontuação de destaque na categoria.

  • Preço Inicial (Aprox.): Versões de entrada na faixa de R$ 135.000.

Vantagem: É um carro de alto volume, com boa liquidez e segurança comprovada, oferecido em um patamar de preço muito mais competitivo.

Foto: Divulgação

 

4. Renault Kardian (4 Estrelas)

Um lançamento mais recente, o Renault Kardian, apesar de não ter alcançado as 5 estrelas, demonstrou um desempenho de segurança superior ao Yaris Cross, obtendo 4 estrelas. O modelo foi elogiado por oferecer 6 airbags de série e um bom pacote de assistência à condução, com um valor bem mais baixo.

Detalhe de Segurança Kardian Yaris Cross
Estrelas Latin NCAP 4 estrelas 2 estrelas
Proteção Adultos (Aprox.) 83% 77%
Proteção Crianças (Aprox.) 83% 69%
Preço Inicial (Aprox.) R$ 115.000 (valor de lançamento) R$ 161.390

Vantagem: O Kardian se posiciona como uma alternativa moderna e segura, com um custo inicial significativamente menor do que a versão de entrada do Yaris Cross.

Segurança em primeiro lugar: você pagaria mais de R$ 161 mil no Yaris Cross (2 estrelas) ou escolheria um 5 estrelas mais barato? Comente!

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.