Seguro digital é a porta de entrada para consumidores iniciantes no setor
Entenda alguns diferencias do seguro digital e como o serviço tem sido buscado por novos consumidores dentro do segmento.
A modalidade tem preço acessível e facilidade na aquisição. Por esses fatores, o seguro digital é a escolha de consumidores que nunca contrataram uma proteção automotiva; veja as diferenças da modalidade.
Seguro digital: serviço é mais prático e acessível
De acordo com levantamentos recentes, apesar do aumento de preços dos carros a procura por um seguro auto cresce em meio ao aumento de circulação, principalmente nas grandes cidades após o retorno das atividades cotidianas.
A demanda por seguros de automóveis registrou alta de 30% em maio deste ano quando comparado ao mesmo período de 2021. É o que revela o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS).
O dado pode ser comprovado por uma pesquisa contratada pela Youse Seguros para entender as maiores preocupações da população no trânsito. O estudo feito pela Opinion Box mostra que 32% dos brasileiros que não possuem seguros se preocupam mais em ser roubados ao sair de casa para dirigir.
Com a atual rotina próxima aos modais anteriores ao período da pandemia, a procura por meios que amenizam os impactos da falta de segurança acaba sendo essencial.
Dentro do mercado de seguro auto, há diferentes serviços oferecidos, desde cobertura contra roubo e furto, até os mais completos.
Outro fator que também mudou com o passar do tempo foi o método de contratação que agora pode ser mais simplificado e claro, digitalizado.
A Youse e outras empresas apostam na modalidade digital, que além de ser mais prática e menos burocrática, tem aprovação mais rápida e com preço mais acessível, uma vez que o processo elimina a figura do corretor de seguros e outras práticas ainda usadas por empresas mais tradicionais.
Preço ainda é fator decisivo para a contratação de seguro
Ao Garagem360, Uribe Teófilo, gerente de produto e design da Youse, explica que o fator preço ainda é o mais decisivo no momento da contratação de um serviço, e por esse motivo, as seguradoras digitais são a porta de entrada para consumidores que nunca contrataram uma proteção automotiva.
A pesquisa citada também revela que metade do público que não possui seguro em seu carro sequer chegou a fazer uma cotação. Caso decidam contratar o serviço no futuro, o preço seria um fator decisivo para 59% das pessoas.
Facilidade também é um fator positivo
No entanto, o forte crescimento pela procura de empresas que oferecem seguro auto de forma digital vai além do preço mais acessível. Nesse caso, as vantagens e flexibilidades também são cruciais para a popularização.
Como exemplo, todos os serviços como solicitações e contato com a Youse podem ser feitos através do aplicativo da marca, algo que torna mais prático e rápido a solicitação de ocorrências e até mesmo a personalização do pacote contratado.
“O Seguro Auto da Youse permite centenas de combinações. As assistências e coberturas podem ser pausadas ou adicionadas em poucos cliques pelo celular do segurado.
Se ele considerar que não há necessidade de ter uma assistência para higienização do veículo, por exemplo, isso pode ser pausado na mesma hora. É um seguro 100% online feito para ser do jeito do cliente”, explica Uribe Teófilo, gerente de produto e design da Youse.
Uribe também destaca que mesmo sendo um serviço 100% online a média etária do público da empresa é de 40 anos, o que comprova que a modalidade ultrapassa a barreira de um público mais jovem.
Serviço personalizado para cada cliente
Através do aplicativo é possível selecionar cada cobertura que o segurado deseja ter. O contratante paga apenas pelo serviço que considera necessário, o que possibilita preços flexíveis, que cabem no bolso de quem contrata.
Modalidade “pague pelo que usar” também é diferencial
A pandemia também resultou em uma mudança muito grande de hábito na utilização de veículos. Pensando naqueles que utilizam o carro apenas para atividades do dia a dia, a empresa criou o Seguro Auto por quilômetro, que funciona nos moldes “pay per use”, ou “pague pelo que usar”.
O modelo tem cobranças de acordo com a quilometragem rodada, o que é bastante vantajoso para aqueles que utilizam pouco o veículo, sendo até 300km rodados por mês.
Carros elétricos estão na mira da empresa
Com a ascensão dos carros elétricos, Uribe também revelou ao Garagem360 que a Youse entende a necessidade de oferecer os serviços para os eletrificados, sejam eles híbridos ou totalmente 0 emissão de carbono.
Diante desse cenário os modelos são considerados “normais” como quaisquer outros e também estão sujeitos a receber as coberturas ofertadas pela seguradora digital.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.