Segundo carro elétrico da Chevrolet no Brasil chega em breve; conheça o modelo

A marca Chevrolet anunciou que o seu segundo carro elétrico no Brasil será o Bolt EUV. Confira fotos e vídeo do SUV.

Entre as grandes montadoras, a General Motoros (GM) é, ao lado da Toyota, a que faz a aposta mais firme na eletrificação de seu portfólio no Brasil. A fabricante, que é detentora da marca Chevrolet, anunciou que o seu segundo carro elétrico para o mercado brasileiro será o SUV Bolt EUV. O terceiro e o quarto modelos movidos a eletricidade também chegam em breve.

Conheça o Bolt EUV, segundo carro elétrico da Chevrolet no Brasil

O Chevrolet Bolt EUV (Foto: Divulgação/GM)

Alguns dos principais concorrentes da GM, notadamente a Stellantis e a Volkswagen, têm demonstrado ceticismo quanto ao futuro do veículo 100% elétrico (EV) no Brasil, no curto prazo. Em vez do EV, ambas as citadas resolveram apostar no desenvolvimento de carros híbridos com motor a etanol.

A GM tem o compromisso de se tornar neutra em carbono até 2040. Como parte deste plano global, a empresa está investindo US$ 35 bilhões no desenvolvimento de 30 veículos elétricos e autônomos até 2025, que serão destinados também a países da América do Sul, Brasil incluído.

A empresa firmou recentemente uma parceria com a Honda para o desenvolvimento de carros elétricos acessíveis para os segmentos mais populares do mercado mundial, caso do mercado sul-americano.

O Bolt EUV chegará como o segundo modelo 100% elétrico e zero emissão da Chevrolet no País. O primeiro foi o Bolt EV, apresentado no ano passado, quando recebeu nova linha.

Os dois modelos trazem acabamento premium e são equipados com o mesmo motor de 203 cv de potência e torque instantâneo de 36,7 kgfm. As baterias são de 66 kWh, proporcionando uma autonomia de 397,5 quilômetros.

Cabine do Bolt EUV oferece conforto e tecnologia (Foto: Divulgação/GM)

A grande diferença na hora de dirigir esses carros, além da visual, é a tecnologia de assistência ao motorista que eles oferecem.

Assim como o hatch, a lista de equipamentos tecnológicos do SUV inclui frenagem de emergência automática com detecção de pedestres, assistência de estacionamento traseiro, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera retrovisora, assistência de manutenção de faixa, aviso de colisão frontal e muito mais. 

No entanto, o Chevrolet Bolt EUV, que já está disponível nos mercados da América do Norte, se destaca com seu controle de cruzeiro adaptativo padrão e pela oferta do SuperCruise como opcional. Essa tecnologia de direção hands-free (com as mãos-livres) funciona em apenas algumas rodovias, mas é um avanço no caminho da direção autônoma (veja vídeo).

https://youtu.be/oMkBdj5BEg0

O Bolt EUV mostra um nariz empinado e uma linha de teto elevada. Atrás, as luzes traseiras apresentam barras de LED. O para-choque traseiro tem moldura de plástico preto fosco para dar uma aparência mais robusta.

SUV e hatch são praticamente idênticos por dentro, exceto pelo volante ligeiramente mais grosso do Bolt EUV. A maior diferença fica por conta da iluminação ambiente padrão do SUV. O acabamento básico tem assentos em couro perfurado com diversas opções disponíveis.

O Chevrolet Bolt EUV vem com o sistema Chevrolet Infotainment 3 Plus com tela sensível ao toque de 10,2 polegadas com conexão sem-fio Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de áudio traz seis alto-falantes. O teto solar panorâmico é um opcional.

Como era de se esperar, o SUV também oferece mais conforto. Os bancos traseiros são mais espaçosos, com 96 cm de espaço para as pernas – 4,5 cm a mais em relação ao hatch. 

Provavelmente a mais surpreendente das diferenças é o espaço para bagagens. O senso comum diria que o Bolt EUV, por ser um SUV, teria um porta-malas mais generoso, mas o EV vence nesse quesito.

O hatch tem 470 litros para bagagem com os bancos traseiros na posição vertical e 1.614 litros com os bancos traseiros rebatidos. O EUV registra apenas 462 e 1.611 litros, respectivamente.

Chevrolet Blazer EV (Foto: Divulgação/GM)

Ao lançamento do Chevrolet Bolt EUV seguirão as chegadas de outros dois modelos elétricos da marca, os SUVs Equinox EV e Blazer EV.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile