Segredo: Chevrolet Bolt EUV tem 2 versões registradas no Brasil

Com estreia confirmada para 2023, Chevrolet Bolt EUV tem duas configurações homologadas no Brasil; veja tudo o que sabemos sobre o elétrico

O lançamento da linha 2022 do Bolt no Brasil atrasou quase um ano por conta de um recall envolvendo a bateria do monovolume elétrico. Porém, a partir de 2023, a General Motors quer acelerar o processo de eletrificação da gama com o lançamento de novos modelos. E o primeiro deles será o Chevrolet Bolt EUV, versão SUV derivada do Bolt “tradicional”, que já tem duas versões registradas no Brasil. Descubra os detalhes a seguir.

Chevrolet Bolt EUV está pronto para estrear no Brasil em 2023

A chegada do Bolt EUV ao Brasil já havia sido confirmada pelo presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, em junho último. Além do utilitário esportivo do Bolt, também estão garantidas para os próximos anos as estreias dos SUVs elétricos Equinox EV (de porte médio) e Blazer EV (porte grande).

Segundo apuração exclusiva do Garagem 360, a General Motors já homologou duas versões do novo Bolt EUV para venda no Brasil. O SUV elétrico compacto está registrado nas configurações LT (intermediária) e Premier (topo de linha). A estreia do Bolt EUV deverá acontecer no primeiro semestre de 2023. 

Com carroceria exclusiva, SUV do Bolt tem linha de cintura elevada e vidro traseiro mais inclinado (Foto: Divulgação/GM)

Apesar do registro de duas configurações distintas, o novo elétrico da Chevrolet deverá chegar ao Brasil em acabamento único. Como já ocorre com o Bolt 2022 “convencional”, a escolha deverá recair sobre a opção Premier – uma vez que a oferta do acabamento LT poderia criar uma concorrência interna entre os elétricos por conta da proximidade de preços.

Como é o novo SUV elétrico da Chevrolet

Construído na mesma plataforma do Bolt, o novo Bolt EUV é 161 mm mais comprido (4.306 mm ao todo), 5 mm mais largo (1.770 mm), 5 mm mais alto (1.616 mm) e 75 mm maior na distância entre eixos (2.675 mm). 

Externamente, o EUV não compartilha nenhuma chapa de carroceria com o monovolume. Na dianteira, o SUV elétrico traz faróis em “andares” e para-choque mais pronunciado que o modelo original.

Bolt EUV é mais comprido, alto e largo que o monovolume disponível no Brasil (Foto: Divulgação/GM)

Na vista lateral, o Chevrolet Bolt EUV não possui a vigia à frente dos retrovisores e traz linha de cintura mais elevada. A tampa do porta-malas tem recortes mais retilíneos em relação ao Bolt 2022 e traz vidro ligeiramente mais inclinado. Curiosamente, o conjunto formado pelas lanternas e pelo elemento de ligação (na cor preta) traz alguma lembrança do design do VW Nivus.

Na mecânica, o Bolt EUV repete as especificações do motor elétrico do monovolume, com 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. A bateria também é a mesma, de 65 kWh de capacidade. 

Por conta do peso maior e da desvantagem aerodinâmica proporcionada pela carroceria SUV, o Bolt EUV tem autonomia ligeiramente menor em relação ao Bolt. Se o monovolume consegue rodar 416 km com uma única carga da bateria, o Bolt EUV tem alcance de 402 km (considerando o padrão EPA para ambos).

Cabine do SUV tem disposição bastante semelhante à do Bolt “convencional” (Foto: Divulgação/GM)

Quando chega e quanto vai custar o novo Bolt EUV?

O primeiro mercado da América do Sul a receber o novo Chevrolet Bolt EUV foi a Colômbia, onde o SUV elétrico estreou há menos de duas semanas. Por lá, o modelo está disponível em versão única, pelo preço equivalente a R$ 214 mil na conversão direta pelo câmbio desta terça-feira (29), sem impostos.

Se considerarmos que, no Brasil, o Chevrolet Bolt 2022 parte de R$ 329.000, é provável que o SUV elétrico tenha preço de tabela acima deste patamar. Por aqui, o modelo da GM terá rivais recém-chegados com preços competitivos para o segmento de SUVs elétricos, como o novo Peugeot e-2008 (R$ 259.990) e o BYD Yuan Plus (R$ 269.990). 

Autonomia do SUV elétrico é ligeiramente menor, com 402 km pelo ciclo EPA (Foto: Divulgação/GM)

Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

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