Sedãs em alerta vermelho: categoria vai morrer?
Sedãs em alerta vermelho: categoria vai morrer? Veja quais os mais vendidos e possíveis motivos das vendas não serem tão boas.
A era dos sedãs acabou no Brasil? A categoria vai morrer? Outrora uma das mais prestigiadas pelos brasileiros, hoje perdeu grande espaço para os SUVs e hatches.
De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Onix Plus, modelo mais vendido da categoria, é só o 10º colocado no ranking de vendas acumuladas do ano (janeiro a abril).
Categoria dos sedãs vai morrer?
Com 17.852 emplacamentos no quadrimestre, o Onix Plus é o sedã mais vendido do país. O modelo da Chevrolet é só o décimo colocado, mas nem sempre foi assim. Em 2020, por exemplo, figurou na terceira posição entre os mais vendidos do ano.
No entanto, em 2024, é só o décimo colocado com risco de perder o posto para o Nissan Kicks, em décimo primeiro com 17.596 vendas no ano.
O próximo colocado do ranking é o Toyota Corolla em 19º com 10.913, seguido do VW Virtus em 20º com 10.381 unidades vendidas.
Veja os sedãs mais vendidos de 2024
- Chevrolet Onix Plus – 17.852 unidades
- Toyota Corolla – 10.913 unidades
- Virtus (VW) – 10.381 unidades
- Fiat Cronos – 9.869 unidades
- Toyota Yaris sedã – 6.235 unidades
- Nissan Versa – 3.977 unidades
- Honda City 3.977 unidades.
Mas porque não se vende mais tanto sedã?
Diversos fatores contribuem para o declínio dos sedãs:
- Preço – o Onix Plus é vendido por R$ 99.490. Não é o sedan mais barato, visto o Renault Logan de R$ 97.990. Nesta faixa de preço, o consumidor pode optar por um hatch mais equipado ou gastar um pouco mais em um SUV.
- SUVs são preferência – recentemente um estudo do OLX revelou que os SUV são preferência nas cinco regiões do país. Em geral, apresentam uma estrutura mais interessante para o público, além de maior versatilidade em terrenos menos acessíveis.
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- Aumento do preço da gasolina – Embora tenhamos no mercado sedãs econômicos, os hatches costumam ser mais econômicos. Se o consumidor leva economia de combustível como principal ponto, talvez prefira um hatch a um sedã.
- Percepção de status – SUVs ainda carregam uma imagem de maior status e modernidade, o que influencia no poder de compra.
Mesmo em queda, sedãs ainda têm seu público fiel. É importante ressaltar que a categoria ainda é procurada por quem precisa por seu design mais elegante, dirigibilidade superior, espaço, entre outros benefícios.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.