Sedã ou SUV; saiba qual carro é mais adequado para você
Sedã ou SUV: veja as principais características de cada uma das carrocerias e entenda qual irá se adaptar melhor ao seu estilo de vida.
Os SUVs são a nova febre do mercado automotivo. No entanto, nem sempre os modelos da categoria podem ser a melhor escolha para você. Antes de decidir entre um utilitário esportivo e um sedã por exemplo, questões como espaço interno, conforto, consumo de combustível e até mesmo o desempenho, devem ser levadas em consideração.
Sedã ou SUV: veja como escolher o modelo ideal para o seu estilo de vida
Os famosos utilitários esportivos, também conhecidos como SUVs, são tendência no mercado nacional, bem como ao redor do mundo.
A categoria está no topo das preferências dos brasileiros que pretendem trocar de carro. Tanto que, de acordo com o mais recente levantamento da Fenabrave, entidade de monitora os emplacamentos nacionais, dos 10 veículos de passeio mais vendidos no último mês, seis eram SUVs.
Porém, o gosto e o fato de a categoria estar na moda não são o suficiente para decidir levar um modelo desses para casa.
Ao momento da escolha, alguns fatores importantes devem ser levados em consideração, tendo em vista o alto preço investido na compra.
No comparativo entre sedãs e SUVs, ambas as categorias têm lados positivos e negativos, e a escolha correta deve ser feita pelo modelo que mais irá lhe gerar vantagens no dia a dia.
O que deve ser levado em consideração para fazer a escolha correta
Para entender qual modelo irá se encaixar melhor no seu estilo de vida, é preciso compreender as principais características de cada um deles.
Os SUVs por exemplo, são considerados veículos de maior altura livre do solo, e na maioria dos casos, são dotados de motorização mais potente. Eles são aconselhados para além do uso urbano, onde a eficiência técnica poderá ser comprovada.
No entanto, por ser um modelo maior, mais pesado, e mais eficiente em diferentes tipos de terreno, ele também irá gerar maiores custos de combustível. Tanto que ao analisar os carros flex mais econômicos do mercado nacional em 2022, nenhum deles pertence à categoria.
Já os sedãs são modelos mais baixos e longos, ou seja, promovem maior conforto interno e priorizam a capacidade de bagagem. No entanto, o uso do veículo é mais indicado para estrada e cidade, justamente por não ter um bom nível de altura livre do solo. Além disso, há veículos da categoria que são ótimos no quesito economia.
Nesse caso, se você procura por um modelo mais eficiente e com disposição para encarar diversos tipos de terreno, os SUVs devem ser a escolha ideal.
Já se a preferência é por modelos de maior espaço interno, boa capacidade de bagagem, melhor economia de combustível e onde o uso será majoritariamente em trechos urbanos e em estradas asfaltadas, os sedãs devem ser a escolha.
Lembre-se que em ambos os casos é possível optar por veículos que também entregam bom nível de segurança, tecnologia e conectividade, uma vez que há uma vasta variedade de veículos de ambas as carrocerias disponíveis no mercado nacional.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.