Sedã elétrico da Toyota tem BYD Seal como rival (mas eles têm algo em comum)

Sedã elétrico da Toyota é rival do BYD, mas terá uma série de itens partilhados com ele. Saiba quais são.

Amigos e rivais. Parece nome de novela mexicana, mas é a joint venture entre Toyota e BYD. Juntas desenvolveram o sedã elétrico Toyota bZ3, que traz o melhor de dois mundos: arquitetura da Toyota com motor e bateria da BYD. 

Este é o segundo modelo para o mercado chinês da BYD TOYOTA EV TECHNOLOGY CO., LTD. (BTET) – FAW Toyota Motor Co, ou apenas FAW Toyota, responsável pela produção e comercialização do sedã. 

bZ3 - sedã elétrico da Toyota em parceria com a BYD - Foto: Divulgação
bZ3 – sedã elétrico da Toyota em parceria com a BYD – Foto: Divulgação

bz3 é  sedã elétrico da Toyota com Cara de Corolla e motor da BYD

É quase um Corolla elétrico, uma vez que é construído sobre a plataforma e-TNGA. Mas o bZ3 é ligeiramente maior que as versões vendidas no Brasil: 4,73 m de comprimento (7 cm maior), 1,82 m de largura (4 cm a mais), 1,48 m de altura (3 cm maior).

O que muda é o visual, que até lembra um pouco o concorrente Honda Civic. De acordo com a marca, o design é inspirado em um tubarão-martelo. Além disso, apresenta uma “silhueta descontraída”.

Como o foco são as famílias, o modelo foca no espaço interior mais confortável, com recursos digitais melhorados.

O destaque fica por conta do sistema Digital Island com um grande display central vertical e um console tipo bandeja.

Já a motorização é da BYD. São dois propulsores, um de 184 cv de potência e outro de 245 cv. 

O sistema de eletrificação também é da marca chinesa. Trata-se de um uma bateria fosfato de ferro-lítio, associado às tecnologias de eletrificação da Toyota, que geram 71,4 kWh de capacidade e alcance de 600 km (modo CLTC).

Interior - Foto: Divulgação
Interior – Foto: Divulgação

A marca ressalta que a bateria e os sistemas de refrigeração, assim como o controle e monitoramento de segurança foram projetados especificamente para o sedã.

O intuito é criar um carro de alta qualidade, tecnológico, seguro e, acima de tudo, confiável. 

Da China para a Europa

A princípio, o bZ3 estará disponível para o mercado chinês. É parte da estratégia da Toyota de preparar seus eletrificados para lançamento global, assim como fez com o Corolla.

O próximo passo é mandar o sedã para a Europa, onde vai concorrer com o Tesla Model 3 e o próprio BYD Seal. Se for bem recebido por lá, quem sabe não vem para o Brasil?

O preço inicial no mercado chinês é de US$ 30 mil (R$ cerca de 150 mil na conversão direta). Deve ser um preço semelhante na Europa ou um pouco mais caro, mas ainda assim, será competitivo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA