Sedã elétrico da Toyota tem BYD Seal como rival (mas eles têm algo em comum)
Sedã elétrico da Toyota é rival do BYD, mas terá uma série de itens partilhados com ele. Saiba quais são.
Amigos e rivais. Parece nome de novela mexicana, mas é a joint venture entre Toyota e BYD. Juntas desenvolveram o sedã elétrico Toyota bZ3, que traz o melhor de dois mundos: arquitetura da Toyota com motor e bateria da BYD.
Este é o segundo modelo para o mercado chinês da BYD TOYOTA EV TECHNOLOGY CO., LTD. (BTET) – FAW Toyota Motor Co, ou apenas FAW Toyota, responsável pela produção e comercialização do sedã.
bz3 é sedã elétrico da Toyota com Cara de Corolla e motor da BYD
É quase um Corolla elétrico, uma vez que é construído sobre a plataforma e-TNGA. Mas o bZ3 é ligeiramente maior que as versões vendidas no Brasil: 4,73 m de comprimento (7 cm maior), 1,82 m de largura (4 cm a mais), 1,48 m de altura (3 cm maior).
O que muda é o visual, que até lembra um pouco o concorrente Honda Civic. De acordo com a marca, o design é inspirado em um tubarão-martelo. Além disso, apresenta uma “silhueta descontraída”.
Como o foco são as famílias, o modelo foca no espaço interior mais confortável, com recursos digitais melhorados.
O destaque fica por conta do sistema Digital Island com um grande display central vertical e um console tipo bandeja.
Já a motorização é da BYD. São dois propulsores, um de 184 cv de potência e outro de 245 cv.
O sistema de eletrificação também é da marca chinesa. Trata-se de um uma bateria fosfato de ferro-lítio, associado às tecnologias de eletrificação da Toyota, que geram 71,4 kWh de capacidade e alcance de 600 km (modo CLTC).
A marca ressalta que a bateria e os sistemas de refrigeração, assim como o controle e monitoramento de segurança foram projetados especificamente para o sedã.
O intuito é criar um carro de alta qualidade, tecnológico, seguro e, acima de tudo, confiável.
Da China para a Europa
A princípio, o bZ3 estará disponível para o mercado chinês. É parte da estratégia da Toyota de preparar seus eletrificados para lançamento global, assim como fez com o Corolla.
O próximo passo é mandar o sedã para a Europa, onde vai concorrer com o Tesla Model 3 e o próprio BYD Seal. Se for bem recebido por lá, quem sabe não vem para o Brasil?
O preço inicial no mercado chinês é de US$ 30 mil (R$ cerca de 150 mil na conversão direta). Deve ser um preço semelhante na Europa ou um pouco mais caro, mas ainda assim, será competitivo.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.